Com objetivo de ampliar a transparência nas ações da Administração Municipal, a Prefeitura de Vitória da Conquista está reformulando o Portal da Transparência. O novo layout contará com novos módulos, entre eles o menu específico para a divulgação das parcerias firmadas com entidades sem fins lucrativos e um espaço dedicado a informações relacionadas aos conselhos municipais. O novo portal também facilitará a navegação e permitirá consultas com maior facilidade e rapidez.

Outra novidade que o Portal irá apresentar nos próximos dias é a migração do Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) para o Fala.BR – uma plataforma integrada de acesso à informação e ouvidoria, desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Por meio do sistema, qualquer cidadão pode encaminhar pedidos de informações públicas e manifestações. O sistema possibilita ainda o acompanhamento do cumprimento dos prazos de respostas, consulta das respostas recebidas, recursos e outras ações.

As mudanças no portal começaram neste mês de setembro e devem seguir até o final de outubro. O secretário municipal da Transparência do Controle, Mateus Novais, explicou que durante essa fase de migração, poderão ocorrer alguns atrasos na periodicidade de atualização das consultas. “Contudo, a demanda tem sido tratada com prioridade para que essa periodicidade de atualização corresponda ao exigido em lei”, concluiu.