Na última sexta-feira, 22, Vitória da Conquista recebeu prefeitos, deputados e agentes políticos de várias cidades da Bahia para a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios das Regiões do Rio do Antônio e Gavião (Amvagra).

O prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, empossado como presidente da associação, fez um discurso em defesa do municipalismo e convidou os colegas gestores a se engajarem na luta por um novo pacto federativo, com uma distribuição de recursos mais adequada às necessidades das prefeituras. “Tem muita responsabilidade para o município e pouco dinheiro chegando. Em algum momento isso precisa ser readequado e essa é uma realidade premente ”.

O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, evidenciou a relevância dessemomento histórico em que os municípios se associam em favor de interesses comuns e desejou à diretoria da Amvagra uma gestão exitosa. “Desejo todo sucesso a essa gestão”.

O representante do Governo Estadual, Clóvis Ferraz, comentou a importância da associação entre os municípios que enfrentam problemas comuns, como a dificuldade de lidar com a seca. “Nós temos a convicção de que só a união pode fazer a diferença nos dias de hoje. A força do municipalismo pode trazer para os municípios os recursos necessários”, disse.

O deputado estadual, José Raimundo Fontes, desejou sucesso à nova diretoria, relembrando eventos históricos, quando a união foi fundamental para a solução de problemas regionais. “Muita coisa só pode prosperar se houver cooperação”, comentou. Já o deputado federal, Waldenor Pereira, ressaltou a necessidade de aumento de repasse de verbas para os municípios. “São enormes os desafios do movimento municipalista. Eu destaco a necessidade de reforma do Pacto Federativo”, declarou.