Nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Vitória da Conquista publicou, no Diário Oficial do Município (DOM), o Decreto Nº 23.720 que cria o Programa Municipal “Protetores da Reserva do Poço Escuro”. A assinatura simbólica do projeto aconteceu ontem (4), pela prefeita Sheila Lemos, na abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente.

A publicação do decreto é uma das ações da Semana, que, este ano, tem como tema “Por uma Conquista Mais Verde”. O programa, lançado pela Prefeitura, tem por objetivo promover a educação ambiental, preservação, conservação, conscientização e o uso sustentável da Reserva do Poço Escuro, bem como envolver a comunidade local em ações do espaço verde. A coordenação é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), mas poderá contar com o apoio de outras secretarias e entidades parceiras.

Projeto Protetores do Poço Escuro

Conforme o decreto, as finalidades do programa são o incentivo à participação dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino na proteção e conservação da Reserva do Poço Escuro, promover ações de educação ambiental voltadas à sensibilização e conscientização dos alunos sobre a importância da preservação, bem como desenvolver atividades de sensibilização, educação e voluntariado ambiental, além se estimular práticas sustentáveis e o uso responsável dos recursos naturais da reserva.

Ainda de acordo com a publicação, o programa deverá estabelecer parcerias com escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, promover campanhas de conscientização, oficinas, palestras e atividades de educação ambiental voltadas à preservação e sustentabilidade, e implementar ações de recuperação e manutenção da Reserva do Poço Escuro, com a participação efetiva dos alunos e da comunidade escolar.

Semana Municipal do Meio Ambiente – A Semana Municipal do Meio Ambiente começou na terça-feira (4) e termina nesta sexta-feira (6), com o objetivo de sensibilizar a população e atores locais para a necessidade de construção do futuro hoje, por meio de premissas que promovam o bem comum, a qualidade de vida para as atuais e futuras gerações, e o respeito e promoção à vida.

Como parte da programação, houve a reinauguração da “Sala Verde” da Praça da Juventude, palestra sobre Educação Ambiental nas Escolas e o lançamento do Projeto Protetores da Reserva do Poço Escuro. Nesta quinta-feira (5), aconteceu a Feira da Biodiversidade, na Praça Nove de Novembro, com exposição de trabalhos e materiais produzidos por artesãos locais, faculdades, associações, cooperativas e comunidade, além de apoiadores da causa ambiental.

Nesta sexta-feira (6), encerrando a programação, serão realizados pit stops para chamar atenção da comunidade sobre os cuidados com os animais e a arborização urbana, nos seguintes pontos: das 8h às 10h, na Avenida Brumado (em frente ao Seminário); das 10h30 às 12h, na Avenida Juracy Magalhães (em frente ao semáforo do Shopping Conquista Sul), e das 15h às 18h, no Posto Pantanal da Avenida Olívia Flores.