Meio Ambiente
Postado em 5 de junho de 2025 as 13:30:48
e atualizado em 9 de junho de 2025 as 09:23:20
Uma estrutura foi montada na praça Nove de Novembro na manhã desta quinta-feira (5) para receber a “Feira da Biodiversidade”, uma ação especial da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) que compõe a programação da Semana do Meio Ambiente e, em especial, no Dia Mundial do Meio Ambiente que é celebrado hoje.
A escolha do Centro Comercial de Vitória da Conquista para a atividade faz alusão à campanha deste ano que traz em seu slogan um apelo “Por uma Conquista Mais Verde”. A proposta é permitir aos milhares de conquistenses que passam diariamente pela praça, o acesso aos serviços prestados pela Semma e a conscientização sobre a preservação ambiental.

Bolsistas do Programa de Extensão da Ufba “Zoologia para Todos”, do curso de Ciências Biológicas.
Nos estandes montados, a Semma exibiu ações de setores como o Castramóvel, o licenciamento e o Módulo de Educação Ambiental e o Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas), promoveu a doação de mudas do programa Conquista Mais Verde, e também um pequeno meliponário com abelhas sem ferrão. A atividade também contou com a participação de empresas cujos produtos são relacionados à sustentabilidade, e com a exposição Exposição “Tráfico de Animais Silvestres: A Vida tem Preço?” – animais nativos taxidermizados – dos bolsistas do Programa de extensão da Universidade Federal da Bahia (Ufba) “Zoologia para Todos”, do curso de Ciências Biológicas.
O aposentado Aldo Moreira visitou os estandes e destacou a importância de a população se engajar às causas relacionadas à preservação ambiental. “Minha geração não tinha conhecimento e devastaram muita coisa sem necessidade. Hoje precisamos nos preocupar mais com o meio ambiente, porque é daqui que nós tiramos o sustento, o ar que respiramos. A vida está no meio ambiente”, declarou o aposentado.
- Aldo
- João Paulo
João Paulo Luz levou as filhas gêmeas Maria Liz e Maria Eduarda para a ação. “Ensinando, desde cedo, a lidar com os animais de uma forma educativa, conhecer também a nossa fauna e entender que eles têm uma importância para a nossa fauna local, nosso meio ambiente. É importante que elas estejam tendo esse contato, por exemplo, elas nunca viram macaco-prego de perto e estão tendo a oportunidade de ver pela primeira vez, isso é muito interessante”, declarou João Paulo.
Para a secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, a Semma está sempre buscando meios para trabalhar a educação ambiental com a comunidade. “Escolhemos a praça, no coração da cidade, para mostrar a realidade e o nosso trabalho no dia a dia. Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente e para comemorar esse dia, todos os anos nós montamos uma programação completa durante a semana, com várias atividades e que acontece até esta sexta”, destacou Ana Cláudia.