Técnicos da SMDR orientam agricultores sobre cultivo do umbu gigante

Nesta quinta-feira (25), é comemorado o Dia do Trabalhador Rural em todo o Brasil. A data chama a atenção para os desafios da área e também para os avanços. Em Vitória da Conquista, a Prefeitura tem realizado várias ações voltadas para o homem do campo, a exemplo de projetos, eventos e orientações técnicas sobre o correto cultivo da terra.

Nos primeiros meses de 2023, a SMDR já realizou uma série de atividades junto aos agricultores do município, a exemplo do incentivo à produção do umbu gigante, como fonte de renda para a agricultura familiar. Em fevereiro, foram distribuídas cerca de 300 mudas do fruto entre pequenos produtores do Assentamento Cedro.

Já em abril, o umbu gigante foi tema de um dia de campo na Fazenda Experimental da Pedra Mole, localizada na região do distrito de Bate-Pé. Na ocasião, a equipe da SMDR orientou agricultores da região sobre técnicas para a produção de mudas, realização de enxertos, plantio e condução de copa.

Antes disso, em março, a SMDR já havia levado o projeto do umbu gigante para além dos limites de Vitória da Conquista, ao se reunir com agricultores do povoado de Queimadas, pertencente ao município de Iraquara, na região da Chapada Diamantina. O propósito da visita foi levar a tecnologia desenvolvida em Vitória da Conquista para auxiliar na implantação de um campo experimental dedicado à cultura da espécie em Iraquara.

2ª Semana do Produtor de Leite foi realizada no final de março

Semana do Produtor de Leite

A SMDR promoveu também, no final de março, a segunda edição da Semana Municipal do Produtor de Leite, quando foram intensificadas as discussões sobre a cadeia produtiva do produto na região. Durante o evento, foi lançado o programa Mais Pecuária Brasil, uma iniciativa da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), cujo foco é o melhoramento genético através da inseminação artificial com vistas ao desenvolvimento do rebanho bovino.

A implantação do Mais Pecuária Brasil em Vitória da Conquista conta com o apoio da SMDR, que prevê a realização de 600 inseminações artificiais a tempo fixo (IATF) por ano, durante um período de quatro anos.

Assistência técnica

No campo da assistência técnica, desde janeiro de 2023, a SMDR ofereceu orientações para cerca de 300 agricultores em diferentes regiões do município. Nas ocasiões em que se reuniu com os produtores, a equipe técnica tratou de técnicas de plantio e manejos agrícolas.

Além disso, outro tipo de assistência foi a garantia de que aproximadamente mil agricultores recebessem, cada um, R$ 850, por meio do programa federal Garantia Safra, a título de indenização por perdas em suas plantações.

Ainda nessa área de atuação, a SMDR tem feito um trabalho de acompanhamento e orientação para pequenos produtores de café na região do distrito de Inhobim. Nesse caso, foram levadas técnicas de plantio e controle de pragas, além de intervenções que possam levar à produção de cafés de melhor qualidade.

Fornecendo suporte

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Luís Paulo, garante que a assistência técnica continuará sendo levada ao interior do município. “Nós investimos em serviços destinados ao fornecimento de suportes a esses produtores rurais, por meio da realização de eventos onde são ensinadas técnicas altamente qualificadas, bem como serviços que aperfeiçoem e norteiem a produção agrícola”, disse o secretário.

“É válido ressaltar a importância que estes agricultores possuem em nossas vidas, pois é do árduo trabalho realizado diariamente por eles que provém a nossa maior fonte de alimentos”, acrescentou Luís.