Desenvolvimento Econômico
Postado em 10 de março de 2020 as 09:30:33
As empreendedoras da Economia Solidária tiveram uma tarde especial nesta segunda-feira (9). Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, elas foram convidadas para uma tarde de educação, cultura, lazer e integração. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre) e contou com palestra, apresentação musical, sorteio de brindes e lanche.

A psicóloga organizacional Jamília Gomes esteve à frente da organização da atividade
“Apesar de todos os números significativos que a gente tem de violência, de assédio e de feminicídio, hoje é uma data pra gente lembrar das nossas conquistas. Ainda há muito o que fazer, mas não podemos deixar passar essa data. Precisamos lembrar toda a questão do porquê dessa data, qual o sentido dela e continuar mobilizando na busca pelos direitos, para que a gente possa conseguir essa igualdade que a gente tem buscado há tanto tempo”, justifica a psicóloga organizacional, Jamília Gomes.
A enfermeira Eliana Gusmão palestrou para as convidadas sobre saúde da mulher, em especial sobre o autocuidado. “A gente tem vários níveis de cuidado da saúde da mulher. Hoje, a gente vai inspirar essas mulheres a se olharem, se cuidarem, a olharem para sua autoestima, a cuidados básicos da saúde da mulher e também a prevenção de câncer de colo de útero e câncer de mama”, explica.

A importância do autocuidado na saúde da mulher foi o tema abordado pela enfermeira Eliana Gusmão
As participantes aprovaram a iniciativa. “A gente se sente mais valorizada, porque no meio em que a gente vive hoje, as mulheres sofrem demais. Então, tem alguma coisa para nos alegrar.”, diz Jandira Silva, que está há 10 anos na Economia Solidária, comercializando gêneros alimentícios. “A gente merece”, completa.
Dalvelina Dias, que vende plantas, bordados e doces há 18 anos, achou a programação interessante: “Nós precisamos ser valorizadas a cada dia porque o dia da mulher é todos os dias.”
Para a artesã Piedade Melo, a ação é merecida. “Nós mulheres, no dia 8 de março, estamos sendo homenageadas pela Semtre e a Economia Solidária, a mulherada agradece, muito boa a iniciativa. E vou deixar a fala: ‘O mundo é formado metade por mulheres e a outra metade são os filhos dela.’”

Piedade, Dalvelina e Jandira se sentiram valorizadas com a homenagem