Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 5 de junho de 2019 as 13:54:36 e atualizado em 6 de junho de 2019 as 17:07:46
A obra de Catherine Breillat, cineasta francesa, entra em cartaz a partir desta quarta (5 de junho) na Mostra Diretores do Cine Centro, realizado na Casa Memorial Régis Pacheco. A diretora discute o prazer feminino, mas do ponto de vista de quem sente, expondo os conflitos sociais e sexuais da mulher.
“A busca pela normalização de alguns tabus, do cinema e da vida, fez de Catherine Breillat, aos olhos da sociedade, uma autora de filmes eróticos. Na verdade, esta interpretação é uma escolha afetada diretamente pelas questões apontadas pelos filmes desta cineasta e escritora”, destaca o historiador e um dos organizadores da Mostra, Afonso Silvestre.
Segundo Silvestre, ela aproxima perspectivas distintas (uma libertária e outra conservadora) para destacar esta ironia encontrada na sociedade, que é o lugar da mulher. “O seu cinema trouxe um olhar absolutamente novo sobre a sexualidade experimentada pelas mulheres, em que o lugar feminino de fala nunca teve tamanha proporção”, completa o gerente de projetos da Secretaria de Cultura, George Varanese.
O Cineclube Centro, iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, segue a linha da exibição de filmes comentados com participação do público e acontece nas quartas-feiras, sempre a partir das 18h30.
O primeiro longa de Breillat que será exibido é “Breve travessia” (Brève traversée – 2001, 80 min). Sinopse: Catherine Breillat explora o famoso conto dos dois desconhecidos, a intimidade repentina e desprovida de culpa que esse encontro pode oferecer. O filme inteiro se passa num ferry, no breve período de uma pequena travessia.
SERVIÇO
Cine Centro – Mostra Diretores
Filme: “Breve travessia” (Brève traversée)
5 de Junho de 2019, 18h30
Local: Casa Memorial Régis Pacheco
(Praça Tancredo Neves)