O roteirista cinematográfico, Di Moretti, está na profissão há 20 anos. Na Mostra Cinema Conquista – Ano 8, ele está compartilhando toda essa experiência profissional com cerca de trinta pessoas, por meio da oficina “Roteiro para Cinema” que será ministrada até sábado, 10. O curso, que tem carga horária de 16 horas, começou nesta quarta-feira, 7, e foi um dos mais requisitados pelos participantes.

Segundo o ministrante sempre é uma grande expectativa realizar oficinas como essa. “Pouca gente sabe o que o roteiro significa no todo do filme. É um elemento muito detalhado, muito complexo. Nestas quatro aulas é possível dar uma visão geral de como produzir um bom roteiro e de como o roteirista trabalha, quanto ganha, quais são as oportunidades que o mercado oferece para o profissional da área”, pontuou Di Moretti.

Para o aluno do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Uesb, Cristiano Martins, a oficina está sendo maravilhosa. “É um professor que tem bastante conhecimento e isso instiga ainda mais a gente que está no curso a querer aprender e buscar novas fontes”, comentou.

Outras duas oficinas também são oferecidas durante a mostra: “Cinema como produção”, que tem como instrutora a produtora de cinema, Tenille Bezerra; e “Desenho de som para audiovisual”, com a musicóloga Débora Opolski.

A Mostra Cinema Conquista é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e da Uesb. Além das oficinas, o evento conta ainda com apresentações de curtas e longas-metragens nacionais, exposição, conferências, lançamentos de livros e shows musicais. Para conferir a programação completa, acessewww.mostracinemaconquista.com.br.