Moradores do bairro Lagoa das Flores receberam, nesta sexta-feira (27), os serviços do Castramóvel, unidade itinerante ligado ao Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), e que está estacionado nas proximidades da Escola Municipal Marlene Flores. Com atendimento gratuito de avaliação e cirurgia de castração para cães e gatos, o serviço segue no local até amanhã (28), das 8h às 17h.

A tutora Silvaneide Bonfim aproveitou que o primeiro dia da iniciativa coincidiu com a folga dela e foi levar o gatinho de estimação, Neon, para castrar. Ele, que era um animalzinho de rua, virou um xodó assim que foi adotado pela família e, por isso, Silvaneide considerou importante a cirurgia para manter o bem-estar dele. “Eu achei essa ação maravilhosa porque eu mesma não poderia pagar todas as despesas para que Neon pudesse ser castrado. Melhor ainda porque foi perto da minha casa”, disse a auxiliar de produção, de 34 anos.

Acompanhada da sua filha Ana Júlia, a moradora Amanda Rodrigues levou o cachorro Zeus (2 anos) para passar pelo procedimento. “A gente pegou ele filhote, no lixo. Desde então, cuidamos dele com muito amor. Lá em casa, são quatro animais de estimação que a gente ama muito. Achamos muito bom poder trazê-lo para a castração sem precisar gastar dinheiro, que a maioria não tem, ou providenciar transporte”, contou Amanda.

Enquanto Tang, gato macho de dois anos e meio, passava pelo procedimento, a tutora dele Graziele Félix, estava esperando com Belo, outro gatinho macho de dois anos, que seria atendido posteriormente. “Eu cuido deles desde pequenininhos, e achei muito importante o serviço do Castramóvel, porque muitas pessoas não têm dinheiro para castrar o animal e essa é uma ótima oportunidade para os cidadãos de baixa renda”, afirmou Graziele.

Como funciona – Para a realização dos procedimentos, os tutores devem comparecer ao local com RG e comprovante de residência original e cópia. Os cães e gatos são avaliados pela equipe antes da cirurgia, sendo castrados, no mesmo dia, os machos e as gatas com jejum de alimentação de 12 horas e de água de 2 horas. Já as cadelas são encaminhadas para a castração no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), por se tratar de um procedimento mais delicado.

O Castramóvel tem como objetivo garantir a saúde e bem-estar dos animais, prevenindo doenças e atuando no controle hormonal. Desde maio deste ano, quando foi inaugurado, o Castramóvel já realizou mais de 790 atendimentos em 17 localidades. O último atendimento foi no distrito de Inhobim, zona rural de Vitória da Conquista.