Notícias
Postado em 7 de junho de 2024 as 15:03:02
A Saúde de Vitória da Conquista também está em ritmo acelerado! A Ordem de Serviço para construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da Zona Oeste foi assinada na manhã desta sexta-feira (7), pela Prefeitura por meio do programa Acelera Conquista, o maior pacote de investimentos em saúde e infraestrutura da história do município.
A UPA 24h da Zona Oeste terá em torno de 1.500 m² de área construída e uma estrutura com sala de emergência, sala de imagens, enfermarias, consultórios, sala de coleta, sala de curativos, farmácia, salas de inalação adulto e infantil, sala de isolamento, copa, estrutura administrativa e de serviços. O investimento é de R$ 4.359.000,00, com previsão de 12 meses para a entrega.
A população recebeu a notícia com festa. Prova disso foi seu Fernando Santos, 70 anos, que mora no bairro Brasil há 60 anos e tem uma oficina mecânica próxima de onde a UPA será construída, mas ainda não havia presenciado uma obra dessa proporção. “Vai ser uma alegria pra nós aqui do bairro Brasil, uma felicidade, porque pra gente ter um atendimento precisa sair daqui para ir lá do outro lado. Aqui, como estamos no bairro Brasil, é praticamente na porta da nossa casa e tá sendo uma benção. Só alegria mesmo!”, comemorou seu Fernando.
A prefeita Sheila Lemos afirmou que há anos o município vem cobrando medidas mais eficientes do Governo do Estado para ampliar as portas da média e alta complexidade, que é de responsabilidade desse ente, enquanto o município tem cumprido o seu dever com a atenção primária. “A terceira maior cidade da Bahia, 370 mil habitantes, recebendo mais de 80 municípios para fazer tratamento de saúde e tendo uma única UPA e um Hospital Regional, como se faz saúde desse jeito? Cobramos tanto, até que chegou um momento que vimos que não adianta. Já que eles não fazem, nós vamos ter que fazer. E estamos assinando a ordem hoje, porque o povo de Conquista não pode mais ficar esperando”, disse a gestora.
A população comemora!
A UPA será construída bem em frente à casa de Seu Balbino Amorim, 73 anos, que finalmente vai ver aquele espaço vazio sendo ocupado por um serviço útil que beneficiará o seu bairro. “Esse terreno aqui estava sem utilidade, acumulando sujeira, e agora esse espaço todo aqui vai ocupar uma UPA e trazer utilidade, porque a outra UPA da cidade tá sempre lotada. Aqui parece que vai ser maior e fica perto do posto de saúde, se tiver alguém passando mal já traz pra cá. É uma boa oportunidade que está trazendo pra nosso bairro”, disse Balbino.
Dona Diolina Maria Oliveira, 87 anos, mora na Avenida Goiás, no bairro Brasil, próximo de onde será construída a nova UPA, também foi ver de perto esse momento histórico e não escondeu a alegria. “Felicidade maior do mundo vai ser essa UPA que tá fazendo aqui! Nunca teve essa oportunidade aqui e agora vai ter, graças a Deus!”, Diolina
O estudante Mikael Sousa, 12 anos, é morador do Jardim Valéria e sabe da importância de se ter esse serviço mais próximo de casa, para dar mais agilidade no atendimento de saúde. “Eu acho muito legal pra população, porque agora que vai ter essa UPA aqui não precisa ir tão longe, em tempo da gente perder um familiar, vai ser mais seguro para as pessoas daqui”, avaliou o estudante.
Com o crescimento populacional, o novo equipamento atende uma das mais importantes demandas de saúde do município. “As portas de urgência e emergência da cidade, na grande maioria, são do nosso município, contratualizados com dois hospitais privados, que é a Santa Casa e o Unimec, e materno-infantil com o Esaú Matos. Ainda assim, a gente sentiu que precisava fazer isso e hoje assinamos essa Ordem de Serviço tão importante e histórico da UPA da Zona Oeste, favorecendo essa região tão populosa”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues.
Também participaram do ato de assinatura da Ordem de Serviço, os deputados federal Léo Prates e João Roma, o presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira, e os vereadores Luís Carlos Dudé, Edvaldo Jr, Edjaime Rosa (Bibia), Subtenente Muniz, Chico Estrela, Nildo Freitas, Dinho dos Campinhos, Nelson de Vivi, Antônio Ricardo (Babão) e Luciano Gomes.