Dinho canta “Você” de Tim Maia e Valdirene se encanta com as “Melodias Douradas”

A amamentação na primeira hora de vida contribui para salvar o recém-nascido e ajuda a mulher a ter leite mais rapidamente, além de diminuir o risco de hemorragia pós-parto. Essa é a “hora dourada”, em que o bebê se sente bem recebido e o sentimento materno é intensificado.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde lançou a campanha Agosto Dourado, nesta quinta-feira (01), na ala obstétrica do Hospital Municipal Esaú Matos. O objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno nessa primeira hora e incentivar a amamentação exclusiva com leite materno nos primeiros meses de vida da criança.

Equipe da ala materno infantil e do Banco de Leite celebram Agosto Dourado

“Melodias Douradas” –O músico Dinho Andrade, acompanhado de funcionárias do Banco de Leite, levou canções que refletiram em sorrisos. Foi o que aconteceu na primeira enfermaria visitada pelo grupo na manhã desta quinta-feira. A moradora da Limeira, Valdirene Oliveira Costa, estava com seu bebê na UTI, mas ao ouvir “você é algo assim, é tudo para mim”, o riso veio fácil: “Gostei muito. Sai da rotina, alegra o ambiente”.

Mãe pela segunda vez, ela sabe bem da importância do leite materno: “Ele tem todos os nutrientes que o bebê precisa, por isso é importante esse primeiro contato com a mãe e o leite materno. Minha filha de 11 anos mamou dois anos e ela tem uma saúde ótima. Acho que isso tudo se deve a uma amamentação certa e essa, se Deus quiser, vai mamar até…”

Levar a música a um hospital materno-infantil também foi novidade para o monitor do Educarte. “Está sendo prazeroso demais, pois quando a gente entra, a gente percebe o rostinho mudar da mãe, até a criança mexe. A gente vai tendo esse termômetro e vai cantando a música num volume mais baixo, depois aumenta para dar uma animada e até contagia os funcionários”, conta emocionado Dinho Andrade.

Pai de terceira viagem, Luciano sabe da importância do apoio paterno na amamentação

Papai empoderado –Este ano o tema da campanha é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje e para o futuro!”. Com três dias de nascida, Luna Gabriela é a terceira filha de Luciano e Neiva de Jesus. O papai experiente sabe bem a importância da amamentação e do seu apoio: “O pai tem que dar força, apoiar no momento difícil, igual esse que foi parto cesáreo e ela está com dificuldade. Eu sempre faço o possível para ajudar: pego o neném, coloco no peito e estimulo a mama”.

Durante o “Melodias Douradas”, foi entregue convites para a oficina de amamentação paterna para os acompanhantes das mãesinternas. Com o lema “Um papo de homem pra homem”, o encontro acontecerá na sexta-feira (09) com um café da manhã no Banco de Leite do Esaú Matos.

Casal recebe apoio do Banco de Leite para a nova vida

Começando na vida dourada– Com apenas dois dias vivendo a experiência de serem pais, o casal Rayane dos Santos e Aldo Sousa ainda dão os primeiros passos nessa vida dourada que é cuidar de um filho. A recém-nascida não está conseguindo sugar o peito, mas os pais têm o apoio do Banco de Leite: “Eles falaram comigo, ai eu já fui lá (Banco de Leite) para dar o leite e agora elas me falaram que vem para me orientar a estimular o seio e eu vou continuar tentando”, disse a jovem moradora do distrito de São João da Vitória.