A população do Cidade Modelo, na Zona Oeste de Vitória da Conquista, está comemorando a entrega da mais nova Unidade de Saúde da Família (USF). Construída do zero pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade, entregue à comunidade na última sexta-feira (4), representa um marco para os moradores do loteamento e adjacências, que agora contam com um espaço de atendimento mais próximo e acessível. A unidade vai atender um público de 6576 pessoas, entre crianças, adultos e idosos.

A USF Cidade Modelo possui uma infraestrutura ampla e confortável, equipada com consultórios odontológicos e médicos, sala de vacinas, farmácia, sala de procedimentos, sala de enfermagem e uma recepção projetada para acolher melhor os usuários. Para garantir um atendimento de qualidade, a unidade conta com uma equipe de saúde da família composta por um enfermeiro, um médico, agentes comunitários de saúde, um odontólogo e um técnico de enfermagem.

Farmácia da USF Cidade Modelo

A secretária de Saúde, Fernanda Maron, destacou a importância da entrega da nova unidade, que era aguardada pela população há mais de 30 anos. “Estamos muito felizes, assim como a comunidade, por entregar mais uma unidade de saúde da família, dessa vez, no Cidade Modelo. Antes, a população era atendida na USF Nelson Barros, que já contava com duas equipes e agora poderá se concentrar em suas novas atribuições, uma vez que a terceira equipe passa a atuar aqui”, explicou Fernanda.

Para a profissional de Enfermagem, Lara Cheles, que atenderá na nova unidade, a construção atende a uma demanda antiga do Cidade Modelo e imediações. “Antigamente, a população precisava se deslocar por longas distâncias, chegando a caminhar até três quilômetros para acessar a outra unidade de saúde. Com a nova USF, o atendimento se torna mais próximo e acessível para todos”, enfatizou a enfermeira.

Fernanda e Heloíza (à esquerda)

Heloiza Alves, moradora do Cidade Modelo há 13 anos, também expressou sua satisfação com a nova unidade. “Aqui temos muitas pessoas idosas, cadeirantes e com deficiência que enfrentavam dificuldades de deslocamento. Ter essa unidade dentro do nosso bairro facilita o atendimento de forma mais prática e acessível. É realmente a realização de um sonho”, afirmou a moradora.