Formações promovidas pela Secretaria de Educação tem como objetivo preparar os auxiliares para as mais diversas situações com os alunos

A última sexta-feira (30) foi de ampliação do conhecimento para os mais de 200 Auxiliares de Vida Escolar, popularmente chamados de cuidadores. Eles participaram, no Centro de Formação Lions Clube, de uma formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação, que teve como finalidade capacitá-los para o cuidado com os alunos com deficiência, atendidos pela Rede Municipal.

Durante o encontro, a equipe de Educação Especial da Secretaria abordou, por meio de palestra e da exposição de materiais, os “Transtornos do Processamento Sensorial em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. De acordo com o último Censo Escolar, a Rede conta com 215 alunos autistas.

Formação foi composta por palestra e exposição de materiais que auxiliam o dia a dia com o aluno

“Esses alunos têm algumas dificuldades sensoriais que, muitas vezes, as pessoas não entendem. Por exemplo, alguns são sensíveis ao barulho intenso e, por isso, durante o intervalo podem ter uma crise, que pode ser resolvida se eles forem levados para um ambiente mais tranquilo. Então, essa formação é justamente para preparar esses profissionais para lidar com essas crianças e suas dificuldades no dia a dia”, explicou uma das psicólogas da Educação Especial, Cléa Maria Rocha.

Para a auxiliar de Vida Escolar da Escola Maria Célia Ferraz, Adriana Rodrigues, formações como esta são fundamentais para o bom desempenho do trabalho. “Aprendemos muito nessas formações, em termos de conhecimento e como interagir melhor com os alunos, ainda mais que cuidamos de crianças com deficiências diversas. E é um aprendizado que levamos para a nossa vida”, afirmou.

Para a auxiliar Adriana, formações são fundamentais para o bom desempenho do trabalho

Ao visitar as escolas municipais, o secretário da pasta, Esmeraldino Correia, tem presenciado o trabalho desses profissionais. “E, nessas visitas, vejo o carinho, o zelo, o amor deles pelos alunos”, destacou. “Vocês são profissionais que iluminam essas crianças, que fazem parte de um universo considerável, que criam um elo, constroem uma ponte para que elas sejam incorporadas ao processo educacional”, assegurou o secretário ao prestigiar a atividade.

Esta é a segunda formação destinada aos auxiliares. Recentemente, a equipe de Educação Especial da Smed promoveu uma formação para as professoras que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais.