Jovens moradores do bairro Bruno Bacelar participaram, na noite desse sábado, 9, do primeiro encontro do Projeto Rumos – Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreiras. A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, por meio da Coordenação da Juventude, tem como objetivo facilitar a escolha de uma profissão que responda aos anseios dos jovens entre 15 e 29 anos, reduzindo o risco de frustração na área profissional.

Jamília Gomes

Segundo a técnica responsável pelo Rumos, a psicóloga Jamília Gomes, serão dez encontros realizados quinzenalmente. “Nesses encontros realizaremos trabalhos em grupo e atendimentos individuais para verificar o perfil de cada jovem, com a finalidade de ajudá-lo a organizar sua carreira, considerando o que ele faz hoje e também a adaptação às novas oportunidades que poderão alcançar. Queremos ajudar os jovens nessa escolha que é tão complexa”, disse.

Rudival Maturano

Para o coordenador municipal da Juventude, Rudival Maturano, a Administração Municipal atua em várias frentes e com o projeto Rumos pretende contemplar o segmento jovem no que diz respeito ao mercado de trabalho. “Queremos que os jovens conheçam as ferramentas para que possam se inserir dentro de um curso universitário ou dentro de outro curso que vai dar para ele melhores oportunidades no mercado de trabalho”.

Cristian Souza

Os presentes comemoraram a iniciativa. Para Cristian Souza, missionária que mora no bairro e atua há sete anos com projetos destinados aos jovens da comunidade, a expectativa é que o Rumos traga uma nova visão à juventude. “Trata-se de uma nova proposta sendo oferecida para que eles vejam realmente o que querem. É algo muito positivo, que vai somar e só tem a acrescentar a vida de cada um”, declarou.

Ruan Vieira

Já Ruan Vieira, 23 anos, comentou: “quando se trata de orientação profissional é sempre bom que os jovens participem, porque o mercado está muito seletivo. Além disso, muitos jovens estão perdidos sem saber qual caminho seguir. Por isso acredito que esse projeto, essa orientação veio no momento certo para os jovens do nosso bairro”, concluiu.