Evento tem como tema “Educar é Conquista: novos tempos, novas práticas” e deve reunir cerca de 2 mil profissionais

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Vitória da Conquista realiza, nesta terça-feira (3), a Jornada Pedagógica 2020. A atividade, que antecede no início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino, tem como tema o lema da atual gestão da pasta: “Educar é Conquista: novos tempos, novas práticas”.

O evento tem início às 8h30, no Mediterrâneo Eventos, localizado na Avenida Laura Nunes, nº 1.200, bairro Boa Vista. O objetivo é que os profissionais do Magistério, por meio da programação proposta especialmente para eles, reflitam acerca da prática pedagógica para atender de forma ainda mais eficaz os estudantes.

A palestra de abertura, que abordará o tema da Jornada, será proferida pelo Doutor em Filosofia e Educação, professor César Aparecido Nunes. Atualmente, César é titular de Filosofia e História da Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Autor de 33 livros, o professor é um dos mais destacados palestrantes na área da Educação no Brasil.

A programação segue à tarde, a partir das 14h, e contará com a palestra “Gestão escolar para resultados de aprendizagem”, proferida pelo Mestre em Educação Brasileira, Júlio César da Costa. Atuando como secretário de Educação de Sobral (Ceará), entre 2007 e 2016 (abril), Júlio César liderou a consolidação da política educacional que levou Sobral ao melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre todos os municípios brasileiros.

Também vai falar aos presentes, o doutor em Educação e Ciências Sociais, Luís Vicente Ferreira. Participando pela segunda vez da Jornada Pedagógica de Vitória da Conquista, em sua palestra, Luís Vicente abordará as “Competências e habilidades do Educador do Século XXI”.

Além das palestras, a Jornada contará com homenagens a alunos que foram destaque em 2019, apresentações do Ballet Lorena Albuquerque e da cantora conquistense Analu Sampaio, participante do The Voice Kids 2020. Todos os professores da Rede Municipal de Ensino estão convocados a participar da Jornada Pedagógica. São esperados cerca de 2 mil profissionais.

No dia 4 (quarta-feira), as atividades de planejamento para o ano letivo de 2020 serão realizadas nas próprias escolas.

As aulas vão começar no dia 05 de março.