Qualquer morador pode fazer a solicitação pelo telefone (77) 3420-7005; ou ainda por email e pessoalmente

Através da Coordenação Municipal de Iluminação Pública – setor vinculado à Secretaria de Serviços Públicos –, a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou 8.128 atendimentos, entre janeiro e junho de 2017. Desse volume total, 7.675 ocorrências foram registradas como serviços de manutenção em lâmpadas já existentes. E 453 foram instalações de novos pontos de iluminação pública.

Com esse acréscimo de 5,5% em seis meses, a Prefeitura chegou a aproximadamente 32 mil pontos de iluminação em todo o município – quantidade que, para o secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, ainda não é suficiente.

“Neste aspecto, Conquista é uma cidade falha”, aponta Correia. “Estamos chegando a 32 mil pontos agora, quando cidades da mesma paridade estão acima de 60 mil pontos. Nós temos aqui ainda esta correção e este desafio. Tanto que nós repensamos o orçamento para o ano de 2018”, complementa.

O secretário, para quem a iluminação pública “envolve o convívio social, o embelezamento e, essencialmente, a segurança pública”, afirma que a equipe responsável por esse setor trabalha de forma “sistêmica” para que Vitória da Conquista “possa ter uma iluminação maior, constante e melhor”.

A equipe responsável por esse atendimento possui 14 servidores que trabalham nas ruas, entre eletricistas e auxiliares – além dos que ficam no almoxarifado e no atendimento às solicitações de atendimento, que podem variar entre 40 e 60 por dia.

A Prefeitura destacou uma equipe de três servidores para atender exclusivamente à zona rural. De posse das solicitações feitas por moradores, esse grupo elabora um roteiro semanal e sai a campo diariamente, sempre nos finais de tarde – afinal, à noite é mais fácil identificar os pontos em que há deficiências na iluminação.

Com essa logística de trabalho, somente neste ano foram feitos atendimentos em 153 localidades rurais, entre povoados, distritos e assentamentos. Nesta terça-feira, 4, por exemplo, a equipe foi ao povoado de Caiçara. Nos próximos dias, os técnicos vão à Estiva, no dia 5, e ao distrito de Veredinha, no dia 6, e encerram a semana no Baixão (região de Pradoso), no dia 7.

Como solicitar – Para solicitar atendimentos referentes à iluminação pública, qualquer cidadão pode entrar em contato com a central de atendimento através do telefone (77) 3420-7005, das 8h às 12h e das 14h às 18h. É necessário que o solicitante forneça as informações pedidas pela equipe, como o nome, endereço, número de telefone para contato e um ponto de referência que facilite a localização do problema.

A solicitação também pode ser feita via internet, por meio do email iluminacaopublica@gmail.com. Caso prefira, a pessoa pode ir pessoalmente – também no horário comercial – ao setor, que fica no térreo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (praça Catão Ferraz, s/n, acima da feira do Ceasa).

A partir da solicitação, a equipe pode levar até 72 horas para fazer o atendimento. Esse prazo é válido para circunstâncias normais, em que não haja imprevistos ou obstáculos – a exemplo dos dias chuvosos, nos quais, por óbvias razões de segurança, a equipe não realiza atendimentos.

Canal direto – A fim de agilizar o atendimento, a Administração  Municipal orienta a população a entrar em contato diretamente com o setor responsável, através desses meios, evitando eventuais intermediários. “O rádio é um meio de comunicação social disponível, mas nós entendemos que é melhor você ir à fonte. E a fonte é a Prefeitura, através do email e do seu telefone. Fica muito mais fácil e mais direta essa comunicação”, garante Correia.