O dia 1o de outubro é o Dia Internacional do Idoso. Em Vitória da Conquista, a comemoração aconteceu nesta segunda-feira, 2. Com muita disposição e alegria, os idosos que participam dos grupos da terceira idade da Prefeitura e do Sesc foram para a Praça da Juventude com um único objetivo: comemorar o seu dia com exercícios para o corpo e para mente.

“Esta é uma fase muito importante de nossas vidas, antigamente a pessoa que completava mais de 60 anos era abandonada pela família, não servia pra nada, hoje os idosos são ativos, por isso a Secretaria de Desenvolvimento Social tem se dedicado a esta população oferecendo diversas atividades em grupos na zona rural e urbana”, ressaltou Irma Lemos, vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social.

A turma com mais de 60 anos que chega nesta idade, com saúde e disposição, precisa de espaços como este para desenvolverem a convivência comunitária e novas habilidades. Para isso, a Prefeitura de Vitória da Conquista oferece atividades de segunda a sexta-feira no Centro de Convivência do Idoso, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e também nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

Antônia Maria dos Anjos, 71, participa do grupo desde 1997, “nós que ajudamos a fundar o grupo da Terceira Idade, quando estou triste eu vou para o grupo e é o grupo que me ajuda a ficar bem, então toda semana eu participo”, contou Antônia.

Além dos grupos do Sesc e do Centro de Convivência do Idoso, participaram da atividade o grupo do Creas Rural de José Gonçalves. “Nosso objetivo foi promover um dia diferente para os idosos de José Gonçalves e também de promover a interação deles com os idosos daqui”, explicou Ludyari de Oliveira Melo, gerente do Creas Rural. Valdíria Maria de Souza, 74, moradora do distrito, gostou demais do passeio, “eu não conhecia esta praça, estou gostando muito, peço a Deus para vir mais vezes. Deixei tudo lá e só trouxe alegria pra cá”, ressaltou Valdíria.