A Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) entregou, na tarde dessa quarta-feira, 23, a nova brinquedoteca do Hospital Municipal Esaú Matos. A reforma do espaço foi viabilizada por uma parceria com a empresa Valverde, que doou móveis e brinquedos para o entretenimento das crianças internadas na unidade, e de outros colaboradores como os médicos Claudiomax Ferreira de Sousa e Luciano Martins, a Faculdade Maurício de Nassau e da designer de interiores, Jeane Gleice e da paisagista Claudia Rizzo.

A cerimônia de entrega contou com a presença dos pacientes do setor pediátrico do hospital; funcionários e diretores da Fundação; do prefeito Guilherme Menezes; da promotora de justiça e Cidadania em Defesa da Saúde, Guiomar Miranda; dos vereadores Coriolano Moraes, Ricardo Babão e Adinilson Pereira e demais membros do Governo Municipal.

Valverde Montalverne

Para o médico e empresário Valverde Montalverne, ter contribuído para a reforma do espaço foi uma forma de reconhecimento ao trabalho prestado pelo Esaú ao longo destes anos de existência. “Trabalho aqui há 11 anos, faço parte desta família e me alegra muito poder colaborar com um espaço que tem por objetivo humanizar o atendimento as crianças”, ressaltou Valverde.

Para o prefeito Guilherme Menezes, o novo espaço é reflexo do novo modelo de gestão do Esaú e do Laboratório Central. “Nós lutamos muito para que a Fundação acontecesse e o resultado disso é que o Esaú tem proporcionado um atendimento humanizado, com profissionais altamente qualificados e podendo fazer parcerias como estas com empresários da cidade que reconhecem a importância deste hospital para toda população conquistense”, destacou.

Padre Edilberto Amorim

O diretor-geral da Fundação, padre Edilberto Amorim, agradeceu a todos que colaboraram para que a reforma do espaço acontecesse. “Este espaço é fruto da coletividade, daqueles que acreditam na importância do Esaú e sabem que podem colaborar para o bem de todos. Essa é a nossa primeira parceria com empresários da cidade e torcemos que este exemplo seja seguido por outros. Agora temos um espaço contribuirá ainda mais para que as crianças internadas se recuperarem mais rapidamente”, salientou Edilberto.

Márcia Viviane, secretária municipal de Saúde, durante pronunciamento

Mesma opinião tem a secretária de Saúde e presidente do Conselho Curador da FSVC, Márcia Viviane de Araújo. “Sabemos a importância do brinquedo para o desenvolvimento infantil e, no ambiente hospitalar, ele ajuda na recuperação da criança”, comentou.

Guiomar Miranda

Já a promotora Guiomar Miranda parabenizou a iniciativa da Fundação na revitalização do espaço. “Estão todos de parabéns, a gestão da Fundação e o doador, pela sensibilidade de entender a importância de um espaço que veio para minorar o sofrimento das crianças internadas aqui”, declarou.