Meio Ambiente
Postado em 1 de novembro de 2017 as 16:23:24
O Horto Florestal Vilma Dias acaba de se tornar Área de Preservação Ambiental (APP). Graças ao Decreto nº 18.255, de 31 de outubro de 2017, toda a região do Horto passa a ser patrimônio público oficial com regime especial de proteção jurídica, uma grande vitória para quem defende a preservação ambiental.
Dentro do Horto, o trecho que compreende 50 metros de distância de cada margem do Rio Verruga já era uma APP. Agora, o Governo Municipal decidiu ampliar a proteção para todo o espaço. Isso implica em maior preservação hídrica, da paisagem, da estabilidade biológica, da biodiversidade, da fauna, da flora e do solo. Com isso, também se resguarda o bem-estar da população do município.
O Horto Florestal Vilma Dias representa relevante área de equilíbrio do ecossistema local. Ele guarda nascentes importantes para a estabilização hídrica do Rio Pardo; funciona como área de carga e recarga do Rio Verruga, principal curso de água do município; e é o habitat natural de uma grande diversidade de espécies da fauna e da flora, inclusive de espécies em extinção.
“Vamos reforçar a proteção. O Horto é um local onde funciona o setor de Paisagismo e Arborização, onde produzimos mudas ornamentais para praças e avenidas da cidade”, lembra a secretária, Luzia Vieira. E revela: “Para a comunidade será um ganho imenso de área verde, visto que a gente sabe que o Horto será englobado pelo Parque da Cidade, projeto belíssimo também vindo da administração do governo do prefeito Herzem Gusmão”.
Além disso, a nova medida torna a área um espaço efetivo de educação ambiental, pesquisa e visitação. Desde o início da sua gestão, o Governo Municipal tem facilitado esse acesso, com agendamento de visitas escolares através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Agora, este direito está regulamentado.
Unidades de Conservação Ambiental– Além da Área de Proteção Ambiental (APP) instituída pelo Governo Municipal, Vitória da Conquista possui três Unidades de Conservação Ambiental, que possuem os mesmos mecanismos de preservação. São elas o Parque da Serra do Periperi (incluindo a Reserva do Poço Escuro), o Parque Municipal da Lagoa das Bateias e o Parque do Jurema.