A terça-feira (21) foi especial na programação do Natal Conquista de Luz. Dia do aniversário do menestrel Elomar, o mais importante artista conquistense vivo, o poeta e cantor Xangai fez uma apresentação em homenagem ao amigo. A Praça Tancredo Neves, com sua iluminação inovadora, a música que desperta o imaginário rural do sertanejo e a história do nascimento de Jesus narrada com foco e características nordestinos marcaram a noite.

Quem abriu a programação foi Xangai, que trouxe no repertório músicas de Elomar, que completou 84 anos. “Essa é uma homenagem a Elomar, uma dádiva para nós desta pátria sertânica”, explicou o violeiro, que dividiu o palco com os músicos João Omar e Gabriela, filho e neta de Elomar.

Entre as pessoas que foram à praça para apreciar a boa música, mesmo sob a chuva fina, que caia nas primeiras horas do verão, estava o professor Elton Quadros. Para ele, “a ideia de homenagear Elomar com um dos maiores cantores do Brasil, que é Xangai, foi muito boa”.

Xangai, que é secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, falou ainda sobre as apresentações que seguem até o dia 6 de janeiro. “É uma programação para todos os gostos, com artistas que estão fazendo uma doação voluntária de sua arte, que têm prazer em aqui se apresentar e louvar a Jesus”.

Fé e arte

Louvor a Jesus e ao seu nascimento foram a inspiração para a apresentação da Companhia de Teatro Arte-Sacra Sanctus. O grupo teatral, ligado à Paróquia São Miguel, levou para a Praça Tancredo Neves, por meio da encenação “Cordel de Natal”, o nascimento de Jesus com um olhar nordestino. “A peça combina com a temática da ornamentação da praça e mostra para a juventude a possibilidade de evangelizar através da arte”, explicou o coordenador do grupo teatral, Bruno Teles.