A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) de Vitória da Conquista está promovendo uma campanha para aumentar o estoque de sangue O Negativo. “O paciente que necessita desse tipo de sangue não pode receber de outro tipo, por isso estamos mobilizados em manter um estoque seguro desse tipo de sangue, para atendermos as demandas do HGVC e do Hospital Municipal Esaú Matos”, explicou a assistente social do Hemoba, Elianna Tavares.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. E o organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador, que precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Os interessados em doar sangue devem comparecer à Hemoba de Vitória da Conquista, situada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (Av. Filipinas), de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h. Mais informações pelo telefone (77) 3427-4501.

Recomendações para o dia da doação:
– Comparecer à Hemoba alimentado;
– Evitar comidas gordurosas nas últimas 4 horas antes da doação;
– Ter dormido no mínimo 6 horas;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não ter fumado por pelo menos 2 horas.