Com o objetivo de apresentar soluções práticas de acessibilidade para pessoas cegas, violência contra a mulher em vias públicas, identificação de ruas, avenidas e outros espaços públicos, além de promover bem-estar para animais em situação de rua, jovens matriculados em diferentes instituições de educação superior do município participaram de uma verdadeira maratona durante a primeira edição do HaCkonquista – Hackathon de Desafios Públicos de Vitória da Conquista, realizada nesse final de semana.

Promovida pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Hub Conquista, o Sebrae, a Cubo Soluções em TI e a Unex, a iniciativa começou no sábado (25), atravessou toda a noite e foi concluída na tarde deste domingo (26), na sede do Hub Conquista. Durante todo esse tempo, as seis equipes inscritas participaram de mentorias temáticas e desenvolveram ideias com inovação tecnológica para problemas que atingem parte da população do município.

“Essa é uma proposta de atividade bem interessante”, avaliou o estudante de Sistema da Informação, Fábio Froes. Para ele, que passou muitas horas discutindo e criando com os colegas de equipe as melhores soluções para a redução da violência contra a mulher em vias públicas, foi um momento para mostrar o talento e auxiliar no dia a dia da população.

Já a estudante de Administração, Andressa Luísa, disse que, apesar do cansaço, a participação no HaCkonquista foi uma forma também de mostrar saídas para dificuldades vivenciadas por ela e grande parte das pessoas que vivem no município. “Nós que estamos ativos na cidade presenciamos, diariamente, problemas de diferentes naturezas e eu acho que, nesse sentido, temos uma visão melhor das situações para propor melhorias”, destacou.

O secretário municipal de Gestão e Inovação, Romar Barros, avaliou o evento como de grande sucesso já que alcançou os objetivos propostos. Durante todo o domingo, “a mentoria passou em revista os avanços dos projetos e suas condições, no sentido de tirar dúvidas e estabelecer um direcionamento pragmático”. O secretário também lembrou que os vencedores serão conhecidos e premiados na próxima terça-feira (28), na sede do Hub Conquista, e reforçou que algumas das soluções apresentadas serão absorvidas pela Administração Municipal.

O secretário Romar Barros (à direita) e Luís Antônio estavam entre os organizadores do evento

Entre as premiações para as melhores ideias do HaCkonquista estão vagas de estágio na Prefeitura, certificados, mentorias e oportunidades de aprendizado por meio da participação em outras atividades.