Mais uma ação da campanha de combate ao câncer de mama foi realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Dessa vez, o local escolhido foi o quiosque do Condomínio Residencial das Rosas, no bairro Nova Cidade, onde foram ofertados, nessa quinta-feira (20), serviços de saúde e beleza para as moradoras da comunidade.

A ação foi promovida pelo projeto HabSus da Secretária Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o CRAS 6 Nova Cidade. Foram oferecidos serviços de exame preventivo ginecológico, consultas médicas com solicitações para exames de mamografias, teste rápido para diagnóstico de ISTs, além procedimento de estética, como manicure, cabelereira, design de sobrancelhas e massagem.

Rosângela Socorro

Moradora do Residencial das Rosas há nove anos, Rosângela do Socorro aproveitou a ação para realizar o exame preventivo, pegar o encaminhamento médico para mamografia e ter acesso aos serviços de beleza. “Eu estava precisando dos exames e adorei o trabalho aqui. A gente tem sempre a preocupação de fazer todo ano a mamografia, então é uma oportunidade boa para nós”, contou Rosângela.

Para Telma Duarte, liderança do condomínio, a parceria de mais de dois anos com o HabSus tem sido benéfica para a comunidade. “Pra nós está bom demais! A comunidade está feliz, porque o que a gente precisava era saúde e está vindo na porta da casa da gente. Fazemos as solicitações, somos atendidos e a prefeitura está de parabéns”, disse.

Da esquerda para direita: Naelson do Carmo, Irani Luz (gerente do Cras 6), Telma Duarte

O HabSus é um projeto criado para desenvolver ações de prevenção e cuidado para as populações dos residenciais da faixa 1, do extinto Programa Minha Casa Minha Vida, levando em conta as dificuldades de acesso aos serviços. “Essa é mais uma das ações da Atenção Básica na campanha do Outubro Rosa. O que a gente tem promovido constantemente nos residenciais que são descobertos é justamente essa aproximação da comunidade com a saúde”, afirmou Naelson do Carmo, coordenador do projeto HabSus.