A Guarda Municipal de Vitória da Conquista foi instituída pela Lei nº 2.369, de 23 de dezembro de 2019, visando o reforço às políticas de segurança pública em Vitória da Conquista. Em maio de 2021, houve a formatura da primeira turma, que foi batizada em homenagem ao ex-prefeito e idealizador da Guarda, Herzem Gusmão. A corporação comemora três anos de atuação no dia 2 de junho.

Ao longo desse período, a Guarda Municipal vem se especializando em atuar de forma cada vez mais eficiente junto aos cidadãos – e não apenas de forma ostensiva, mas também educativa. Seus agentes se dedicam diariamente à proteção do patrimônio público, à preservação da ordem pública e à promoção do bem-estar da população.

Comandante Cristóvão Lemos

De acordo com Cristóvão Lemos, comandante da Guarda Municipal, a segurança pública está dentro de um contexto social amplo, que engloba outras áreas do serviço público. “A Guarda Municipal abrange também educação, saúde, lazer e cultura, respeitadas as atribuições e as finalidades de cada área do serviço público. Isto quer dizer que são vários atores envolvidos, com atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança pública e defesa social, em articulação com a sociedade”, aponta o comandante.

A corporação é composta por 190 agentes, sendo 182 homens e oito mulheres, e se distribui em quatro grupos especializados: o Grupo de Patrulhamento Preventivo Comunitário (GPPC), o Grupo de Ronda Escolar (GRE), o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (GAMA) e o Grupo de Proteção Preventiva Motorizado (GPPM).

Grupos especializados

Ao todo, 36 guardas integram o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (GAMA), com fardamento e viaturas específicos. O trabalho do grupo tem foco no patrulhamento preventivo de unidades de conservação, como a área do Cristo, o Parque Municipal da Lagoa das Bateias, a Praça da Juventude e a Reserva Florestal do Poço Escuro, mas vai além, estendendo-se às atividades educativas em escolas e associações de bairro.

Atualmente, o GRE é formado por 35 guardas e opera diariamente, das 7h às 23h, com um efetivo de 12 a 15 agentes, distribuídos por duas ou três viaturas, que percorrem todo o território urbano de Vitória da Conquista – e, quando há demandas específicas, também atuam na zona rural. Ao longo de 2023, foram realizadas 125 palestras educativas na Rede Municipal de Ensino. O grupamento ainda atendeu a 67 casos de ameaças, 27 ocorrências em que houve violência física, 52 registros de desacato e gerenciamento de conflitos, além de cinco denúncias de bullying.

Um novo grupo foi implantado em 2023: o GPPM, formado por 44 guardas municipais que operam em ocorrências mais complexas, com ações nos locais de maior movimentação. A atuação é realizada em nível de segurança pública básica, divididos em guarnições do tipo C, que comportam quatro integrantes, sendo um comandante, um motorista e dois patrulheiros.

O mais novo grupo de guardas, o GPPC, formou-se em abril deste ano. Contando com 48 guardas envolvidos nas atividades formativas, o destacamento se soma aos outros três subgrupos especializados já existentes na Guarda Municipal – o Gama, o GRE e o GPPM.

Formação contínua e conquistas

Em atenção ao compromisso com a segurança pública de Vitória da Conquista, a Prefeitura, por meio do Comando da Guarda Municipal, investe na formação continuada de seus agentes. Alinhada à legislação vigente, especialmente à Lei 13.022/2014, que rege as Guardas Municipais no Brasil, a corporação oferece diversos treinamentos com o objetivo de aprimorar as competências e habilidades dos guardas, aprofundando e ressignificando os saberes e práticas adquiridos ao longo de suas carreiras.

Ao longo desses três anos, a Guarda Municipal coleciona importantes conquistas. A atuação preventiva tem contribuído para a diminuição dos índices de criminalidade em Vitória da Conquista, trazendo mais segurança e tranquilidade para os cidadãos. Além disso, a presença constante da Guarda Municipal nas ruas tem gerado um aumento da sensação de segurança entre a população, que se sente mais protegida e confiante.

A Guarda Municipal também tem buscado estreitar laços com a comunidade através de ações educativas, de aproximação e de diálogo, construindo uma relação de confiança e respeito mútuo. O trabalho da corporação tem sido reconhecido pela comunidade local e pelas autoridades competentes, consolidando a corporação como um instrumento na garantia da segurança pública do município.

Aniversário da Guarda e entrega do busto do prefeito Herzem

O dia 2 de junho é marcado por dois aniversários: além da comemoração dos três anos da Guarda Municipal, é a data que seria o aniversário do ex-prefeito Herzem Gusmão, idealizador da GM. Por esse motivo, o ex-gestor será homenageado, neste domingo (2), com a entrega do busto de Herzem Gusmão”, na Estação Herzem Gusmão, às 9h, com a presença da Banda da Guarda Municipal, que vai executar o hino de Conquista. Na mesma ocasião, cinco novas viaturas com plotagem serão apresentadas à comunidade, com a presença de cinco guarnições dos grupos distintos da GM.

Banda da GM vai se apresentar na entrega do busto de Herzem Gusmão