Sem categoria
Postado em 21 de março de 2013 as 21:59:30
Na manhã do dia 18 de março, o grupo de tabagismo do Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Outras Drogas (Caps-AD), em parceria com grupo Saúde em Movimento do Caps II, realizou uma caminhada na reserva do Poço Escuro.
Atualmente, o grupo conta com 20 pessoas que estão completando um ano de combate diário ao tabagismo. Para psicóloga do Caps-AD, Ana Amélia Sobral, o propósito da caminhada foi incentivar a prática de exercício e a alimentação saudável para combater o stress causado pela abstinência. “Nas reuniões sempre abordamos a mudança de hábitos, para que eles possam ter qualidade de vida”.
Durante a caminhada, os participantes contaram com o auxílio do fiscal ambiental, José Airton, que acompanhou o grupo durante todo percurso, guiando, contando a história do lugar e tirando dúvidas sobre as espécies de animais e flora.
Para o integrante do grupo de tabagismo, Antônio Lima, a caminhada foi ótima. “Estou muito feliz de poder vir em um lugar tão bonito, principalmente porque foi o pessoal do Caps que me proporcionou esse momento”.
A coordenadora do serviço, Ellen Freitas, explica a escolha do local: “O grupo escolheu o Poço Escuro por ser um lugar muito bonito e porque a maioria dos integrantes não conhecia o espaço. Tenho certeza que essa atividade promoveu bons momentos, devido ao contato direto com a natureza”.
A caminhada também contou com a participação do educador físico, Silvio Muniz, que atualmente desenvolve trabalho nos Caps-AD, II e IA. Para ele, a prática do exercício ajuda no tratamento tanto das dependências químicas quanto das doenças mentais. “Nosso intuito foi integrar o grupo, ajudar no condicionamento físico. O ambiente aqui também propicia o alívio do stress”.
Após a caminhada, foi servida uma salada de fruta para lembrar a todos que não basta apenas praticar exercício, é preciso também aliá-lo a uma alimentação saudável, com menos gordura, sal e açúcar. Participante do grupo tabagismo, Maria Arruda chegava a fumar uma carteira e meia de cigarros por dia e, depois do grupo, reduziu o consumo para, no máximo, cinco por dia. “Hoje, esse momento foi maravilhoso, o lugar é muito bonito, valeu a pena”, avaliou.
O grupo de tabagismo do Caps-AD se encontra uma vez por semana e proporciona aos integrantes, além das atividades coletivas, consultas individuais com médico, enfermeiro e psicólogo. Distribui também o medicamento fornecido pelo Ministério da Saúde para o tratamento. Os interessados em deixar de fumar podem procurar o serviço localizado na Rua João Pessoa, nº 222 (esquina com a Rua Elpídio Flores), Centro, ou ligar para (77) 3422-8131.