‘Estamos muito animados com a possibilidade de o Estação Juventude dar muito certo aqui em Vitória da Conquista’, disse secretária nacional de Juventude, Severine Macedo

Os representantes dos diversos segmentos da juventude organizada de Vitória da Conquista se reuniram, formando um grupo tão heterogêneo quanto representativo, e posaram diante da imprensa local para a histórica fotografia. Minutos antes, eles haviam aplaudido o ato simbólico em que o prefeito Guilherme Menezes descerrou a placa e declarou que, naquele momento, estava oficialmente entregue à comunidade o Programa Estação Juventude.

Rudival Maturano

As cenas descritas ocorreram no final da manhã desta quinta-feira, 5, na sede do programa, situada nas dependências da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre). O coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano, procurou demonstrar o real significado dos acontecimentos do dia. “São religiões de matriz africana, evangélicos, católicos, movimentos de hip hop, de igualdade racial, todos eles juntos num momento histórico para Vitória da Conquista”, disse Rudival. “É o início de muitas ações das quais a juventude de Vitória da Conquista será protagonista”, acrescentou.

Vitória da Conquista é um dos 23 municípios brasileiros selecionados pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) para desenvolver o Programa Estação Juventude. A iniciativa se destina ao público com idade entre 15 e 29 anos, a fim de garantir os direitos do público juvenil por meio do acesso a políticas públicas e ações executadas pelo município. A sede do programa, aberta à participação dos jovens, possui ambientes interativos, espaço autogestionado, sala de reuniões, lan house gratuita e minibiblioteca.

Severine Macedo

‘Equipe comprometida’– “Estamos muito animados com a possibilidade de o Estação Juventude dar muito certo aqui em Vitória da Conquista. Além de ter uma equipe comprometida, que acompanha e já está envolvida nessa articulação, o Município já desenvolve políticas de juventude. Então, não vai começar do zero”, observou a secretárianacional de Juventude, Severine Macedo, presente à cerimônia de entrega do programa.

Outro que se animou com as perspectivas foi o professordo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Miguel Farah Neto. A Unirio atua como parceira do Governo Federal na elaboração de projetos relacionados à juventude, o que levou Farah a fazer parte da equipe que elaborou a concepção do Estação Juventude.

Miguel Farah Neto

Ele afirma ter antevisto o sucesso do programa em 2013, quando teve o primeiro contato com a equipe local, num evento de formação em Brasília. “A equipe de Vitória da Conquista nos pareceu extremamente entusiasmada com a ideia do programa. Pareceu ter compreendido a fundo que a proposta era mesmo pensar o território e o espaço público com o olhar da juventude”, disse.

Democracia e pluralismo – Antes do ato de descerramento da placa, o prefeito Guilherme Menezes falou ao público sobre o que a Administração Municipal espera realizar com o Estação Juventude. A principal linha de atuação, segundo ele, é oferecer os espaços às representações de juventude para que o debate seja estimulado. “O que nos faz pessoas livres é o conhecimento da verdade”, afirmou. “Daí a importância de um espaço como esse, para reunir os jovens para debaterem no campo das ideias, sem deslizar para o campo pessoal. Que prevaleça sempre a inteligência, o bom senso, o fortalecimento da busca da verdade sobre todas as coisas”, acrescentou o prefeito.

Fernando Vasconcelos

A lógica democrática e a pluralidade que caracterizam o funcionamento do programa também foram ressaltadas pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fernando Vasconcelos. “As entidades são fundamentais, cada uma na sua área, mas buscando um objetivo: que a juventude tenha espaço e tenha direitos. A liberdade de expressão, a democracia e as oportunidades são os pontos centrais de todo esse debate”, destacou Vasconcelos.

Gildelson Felício

Espaço disponível – Já o secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Gildelson Felício, deixou claro para os jovens ali presentes que o espaço já pertence a eles. Cabe-lhes, agora, desfrutar dessa oportunidade. “É um equipamento que já está pronto. Já houve uma pré-organização. Mobilizamos diversos movimentos sociais ligados à juventude. Agora, é colocar para funcionar, disponibilizar para que a juventude se aproprie desse espaço”, informou Gildelson.

[nggallery id=118]