A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, nesta semana, uma reunião para definir as próximas etapas na assistência das famílias que tiveram suas casas danificadas pelas fortes chuvas ocorridas no município nos últimos dias. Representantes das secretarias municipais de Obras, Governo, Desenvolvimento Social, Defesa Civil e Gabinete Civil discutiram questões como acolhimento, atendimento e alimentação das 55 pessoas, um total de 14 famílias, abrigadas no Colégio Estadual Dirlene Mendonça. Até o momento, foram mais de 100 moradores socorridos em cinco loteamentos da cidade.

Atenta a essa situação, a Prefeitura Municipal, por meio do decreto nº 14.770, autorizou a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres. Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, o Governo Municipal encaminhou as famílias desabrigadas para o Colégio e continua dando toda a assistência necessária com uma força tarefa constituída pela parceira entre várias secretarias municipais. “A equipe do Centro de Referência da Assistência Social/Cras, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou todo o levantamento das famílias e já encaminhou os cadastros para o Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. Um equipe médica da Secretaria de Saúde também se encontra no local e a Secretaria de Educação está garantindo o delocamento das crianças até a escola”, revela Rosa.

Os moradores desabrigados necessitam de doações, já que suas casas foram completamente destruídas e muitas ficaram apenas com a roupa do corpo. Os donativos podem ser entregues no Colégio Dirlene Mendonça, localizado na Avenida 10 de Novembro, S/N, Recreio.

Materiais necessários:

– Roupas masculinas, femininas e infantis

– Roupas para gestantes e enxoval de bebê (entre os desabrigados, há duas gestantes)

– Alimentos não perecíveis

– Água mineral

– Brinquedos