Esta segunda-feira, 5 de agosto de 2013, será um marco para a juventude brasileira. A data celebra a sanção, pela presidente Dilma Rousseff, do Estatuto da Juventude, uma declaração de direitos da população jovem, que hoje corresponde a 51 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos, o maior número de jovens registrados na história do Brasil.

A cerimônia, que acontece a partir das 15 horas no Palácio do Planalto, contará com as presenças do prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, e do coordenador municipal da Juventude, Rudival Maturano. A eles, somam-se a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, entre outras autoridades do Governo Federal, parlamentares e movimentos juvenis.

O Estatuto aprofunda direitos já previstos em lei, como educação, trabalho, saúde e cultura, de modo a atender as necessidades específicas dos jovens, respeitando suas trajetórias e diversidade. Além disso, o documento faz com que novos documentos sejam assegurados pela legislação, como os direitos à participação social.

Todo o evento será transmito ao vivo pela internet através do Participatório – Observatório Participativo da Juventude: http://participatorio.juventude.gov.br.

Última edição do Festival da Juventude reuniu jovens de mais de 60 municípios

Ações municipais para a juventude –O Governo Municipal está buscando cada vez mais ampliar as políticas públicas para os jovens de Vitória da Conquista, que representam um quarto de toda população da cidade. Em 2012, a Prefeitura criou o Festival da Juventude, evento que une debates, palestras, shows com artistas locais e de renome nacional e atividades autogestionadas.

No mesmo ano, o prefeito Guilherme Menezes se comprometeu com diversas demandas juvenis ao assinar o Pacto da Juventude. Como resultado imediato, no início de 2013, foi criada a Coordenação Municipal da Juventude, que tem atuado na busca por ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos jovens.

Município prepara espaço para o Programa Estação Juventude

Somada a essa iniciativa, Vitória da Conquista foi escolhida pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) para desenvolver o Programa Estação Juventude, cujo objetivo é mapear a juventude do município. O diagnóstico obtido servirá como referência para o desenvolvimento de políticas públicas ainda mais específicas para os jovens.