Desenvolvimento Social
Postado em 2 de dezembro de 2024 as 18:04:54
Nas suas primeiras horas de vida, o pequeno Adrian Ariel Vieira Dias tornou-se o centro das atenções, para além de seu círculo familiar. Nascido às 22h21 de domingo (1º), com três quilos, ele foi escolhido como Bebê Prefeito 2024-2025 durante a abertura da 9ª Semana do Bebê, realizada nesta segunda-feira (2), no auditório da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista.
Adrian foi selecionado por atender a uma série de critérios exigidos pelo Selo Unicef: nasceu de parto normal, sua mãe, Adriele Vieira Lima, tem mais de 20 anos (31 anos) e realizou pelo menos sete consultas de pré-natal. Além disso, o garoto está sendo amamentado e foi registrado no próprio Hospital Municipal Esaú Matos, onde também recebeu suas primeiras vacinas.
Todas as informações foram verificadas pela assistente social Teresa de Fátima, que também participou da cerimônia de abertura da Semana do Bebê. Tanto a certidão de nascimento quanto a caderneta de vacinação do garoto foram exibidas ao público pelo pai de Adrian, Laerte Dias dos Santos, de 37 anos.
Além das homenagens, a família recebeu a chave da cidade, entregue pela prefeita Sheila Lemos, e algumas doações, como uma cesta básica, oferecida pela equipe da Fundação Pública de Saúde, e um enxoval, doado pelo Clube das Pétalas. A família reside no povoado de Vereda do Progresso, na Zona Rural de Vitória da Conquista.
“Fico muito alegre por receber essa homenagem”, disse Adriele, enquanto amamentava o novo Bebê Prefeito 2024-2025. Laerte também expressou gratidão à equipe que cuidou do parto. “Estou feliz e grato a Deus pelas homenagens e pelo pessoal do hospital, todos os enfermeiros. É muito legal e tratam a gente superbem”, afirmou ele, que trabalha na área de serviços gerais, enquanto Adriele cuida das tarefas domésticas.
Laerte também comentou sobre o pré-natal e os cuidados que precederam o parto. “Apesar de ser muito complicado, vale a pena. Vale a pena e agradeço a Deus”, destacou.
A cerimônia contou ainda com a presença do Bebê Prefeito anterior, Henry Andrian Tavares de Souza, agora com um ano de idade, e sua mãe, Hânia Tavares de Souza.
Salvando vidas
A importância do pré-natal também foi destacada pela prefeita Sheila Lemos. “Isso salva vidas. E precisamos, cada vez mais, levar essa conscientização a todas as mulheres”, enfatizou a gestora. “É uma tarefa que compete a todos nós, principalmente a nós, mulheres, porque temos um diálogo mais próximo com essas mães.”
Sheila mencionou ainda a recente conquista do Selo Unicef por Vitória da Conquista, pela terceira vez consecutiva. “É um selo de muita importância para nós. E é resultado de um trabalho intersetorial, feito a muitas mãos para que continuemos sendo valorizados internacionalmente como uma cidade que cuida das nossas crianças e adolescentes”, defendeu a prefeita.
“Que todos tenham essa consciência de que estamos aqui para cuidar de gente”, enfatizou ainda a chefe do Executivo municipal.
Intersetorialidade
Essa intersetorialidade também foi defendida pela articuladora local do Selo Unicef, Laís Pinheiro, que se referiu à convergência entre as três principais políticas públicas do Município nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.
“Nós convergimos com as ideias dessas três políticas públicas principais para garantir a crianças e adolescentes um futuro melhor através da proteção. E o que chamamos de proteção? Garantir a eles o direito que têm desde o nascimento”, disse Laís, que destacou o tema da 9ª Semana do Bebê: “Construindo o futuro – o poder do cuidado na primeira infância”.
“A partir do momento dessa gestação, a mãe e a família se comprometem com o cuidado que é complementado pelas ações das políticas públicas, através dos programas, dos serviços, das unidades escolares e dos serviços tanto da assistência social quanto da saúde”, concluiu a articuladora do Selo Unicef.
Ação integral
As atividades da Semana do Bebê continuam até a próxima sexta-feira (6). Porém, como lembrou a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, os objetivos desse evento não se restringem a uma única semana. “Não é só durante o mês de dezembro que devemos ter um olhar mais sensível para a Semana do Bebê, mas sim durante todo o ano”, destacou Fernanda.
“É uma ação de forma integral, que envolve vários setores: saúde, educação e desenvolvimento social, com o objetivo de discutir temas como prevenir a mortalidade infantil, fortalecer o pré-natal, garantir uma educação de qualidade para nossas crianças e fortalecer nosso programa de imunização”, concluiu a secretária municipal de Saúde.