Moradores do povoado de Pindoba são os beneficiados com a construção

Joaquim Ribeiro

Os moradores do povoado de Pindoba, na região de Bate-Pé, têm um grande motivo para comemorar: aentrega de uma aguada de grande porte pelo Governo Municipal, nessasexta-feira, 5. Agora, os moradores só aguardam a chegada das próximas chuvas.

De acordo com seu Joaquim Ribeiro, morador antigo da região, a barragem construída pela Prefeitura era um sonho de todos os habitantes do local. “Nós só temos motivos para agradecer; primeiramente a Deus, que iluminou os homens para fazerem isso, depois ao pessoal da Prefeitura que olhou pra nós e trouxe essa maravilha para todos. Este ano eu posso dizer que eu não tenho nada pra pedir só para agradecer. É muita satisfação ver essa aguada construída”, afirma o morador que doou o terreno para a construção do reservatório.

O prefeito Guilherme Menezes, que esteve no local acompanhado de sua equipe, explica que o cuidado com o morador das regiões do semiárido é preocupação constante da Administração Municipal. “Desde o início de nosso Governo, nós temos procurado construir esses reservatórios para, quando a água da chuva cair, o morador do campo ter água para sua família, seus animais e para o cultivo. E é uma satisfação poder vir aqui e ver a alegria dessas pessoas que recebem essa aguada e vão ficar despreocupadas quando a chuva cair”.

“Essa é a terceira aguada que nós construímos nessa região. É uma barragem com capacidade para cerca 80 milhões de litros de água que, há algum tempo, estava nos planos da secretaria e agora nós realizamos. Nós viemos aqui e percebemos a necessidade dos moradores”, informa o secretário Municipal de Agricultura, Odir Freire, que tem trabalhado com esse tipo de ação no interior do município.

Geovane Rocha, gerente distrital

O gerente distrital, Geovane Rocha, que acompanhou de perto a execução da obra, conta os benefícios que ela trará: “São cerca de oitenta famílias beneficiadas, considerando os beneficiados diretos e os indiretos. O Governo tem tido a sensibilidade de reconhecer a necessidade da população da zona rural e trabalha para atender as demandas”.

Senhorinha Ferreira

O prefeito e sua equipe se reuniram com a comunidade há cerca de dois meses, quando foi assumido o compromisso de construir a aguada. Na ocasião, seu Joaquim Ribeiro, mais conhecido pelos vizinhos como seu Batista, assinou um termo de cessão, em que se compromete a permitir a utilização da água armazenada na barragem por todos os moradores da comunidade.

Agora que a barragem está pronta, os moradores fazem planos para o futuro. “Eu mesma fico emocionada de saber que meus filhos vão ter água aqui, vão poder fazer as plantações deles. Ontem quando eu vim aqui eu até chorei. É lindo de mais ver isso aqui. Eu fico feliz de saber que meu filho deu o terreno pra ter água para os vizinhos ”, comenta Senhorinha Ferreira, mãe de “Seu Batista”.

Na ocasião, estiveram presentes, além dos moradores do local, o assessor especial do Gabinete, Nagib Barroso; o Frei Jesulino; a vereadora Lúcia Rocha; o vereador Adnilson e o poeta, repentista e radialista, Onildo Barbosa.

Confira também:Governo Municipal anuncia construção de aguada no povoado de Pindoba