‘Tive interesse em conhecer o projeto. É uma iniciativa muito interessante’, disse o presidente do TJ-BA, Eserval Rocha

Bastante adiantadas e já em fase de acabamento, as obras do Centro Integrado da Criança e do Adolescente foram visitadas na tarde dessa quarta-feira, 15, por representantes do Governo Municipal e do Poder Judiciário – entre eles o prefeito Guilherme Menezes e o desembargador Eserval Rocha, presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). O grupo* visitou, uma por uma, todas as salas do imóvel, que concentrará, num só espaço, uma série de entidades e serviços que atuam em apoio à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade ou em conflito com a lei.

A obra é executada pela Prefeitura por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), com recursos da ordem de R$ 740 mil. Funcionarão ali, de forma integrada, a Vara da Infância e da Juventude de Vitória da Conquista, o cartório para atendimento a essa Vara, a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, o Núcleo da Defensoria Pública, os conselhos tutelares, os programas Família Acolhedora e Novo Olhar e um portal de acolhida de serviços da saúde, educação e assistência social. Haverá ainda um espaço para a brinquedoteca do Núcleo de Inclusão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

O prédio, que funcionou durante anos como uma escola estadual, foi cedido à Prefeitura, que se empenhou para que o Centro Integrado da Criança e do Adolescente fosse viabilizado. A iniciativa, então, foi mostrada ao desembargador durante a visita desta tarde. “O Governo Municipal está fazendo toda a adaptação, reforma e ampliação do espaço com recursos próprios. Vamos buscar mais apoio para que a Prefeitura, em parceria com o Estado, possa concluir todos os serviços e instalar todas as ações necessárias aqui”, disse, ao fim da visita, o prefeito Guilherme Menezes.

“Tive interesse em conhecer o projeto. É uma iniciativa muito interessante. E, quando se trata de algo relacionado à área menoril, deve sempre contar com o interesse das autoridades”, afirmou o presidente do TJ-BA.

*Além do prefeito e do presidente do TJ-BA, participaram da visita os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, e de Infraestrutura, Debora Rocha; o coordenado de Segurança Alimentar, Dernival Araújo; e ainda o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Juvino Henrique Brito, e o promotor de justiça da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Coelho.