Esaú Matos
Postado em 8 de dezembro de 2021 as 16:15:47
Entre os dias 19 e 21 de dezembro Vitória da Conquista realizará a 10ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “O SUS que queremos: desafios de hoje e perspectivas do amanhã”. Para definir tópicos que serão apresentados no evento, a Fundação Pública de Saúde (FSVC) realizou ontem (7), no auditório do Hospital Esaú Matos, uma pré-conferência, com a participação dos funcionários da unidade.
O objetivo das pré-conferências é discutir e escolher tópicos a serem apresentados na conferência principal, que acontecerá virtualmente no canal da Prefeitura Municipal no Youtube, além de nomear os delegados que participarão com direito a voto. Com o envolvimento de representantes civis e do poder público, a Conferência Municipal de Saúde é a garantia da participação da comunidade na construção do Plano Municipal de Saúde que vai vigorar de 2022 a 2025.
A delegada titular que vai representar a Fundação Pública de Saúde, Diva Arruda, é coordenadora de enfermagem do Hospital Esaú Matos. Ela lembra que a Conferência Municipal de Saúde ocorre a cada quatro anos e, por isso, é fundamental a escolha de tópicos que realmente façam a diferença. Quanto a isso, ela está bastante otimista. “Estou feliz, ansiosa e honrada em participar de um momento tão importante no planejamento, desenvolvimento da saúde de Vitória da Conquista”, comentou.
O diretor-geral da FSVC, Diogo Azevêdo, diz que a participação da fundação, um dos principais pilares da saúde municipal, é essencial para garantir a continuidade nos serviços de excelência que atendem à população. “Somos referência para todo o estado em todos os nossos setores e serviços, por isso, a escolha das nossas propostas mais relevantes para a Conferência Municipal precisa ser criteriosa e priorizar sempre aquilo que vá contribuir diretamente para melhorar sempre a qualidade daquilo que fazemos. Para isso é fundamental que lembrarmos, em tudo que fizermos, que nós trabalhamos para cuidar das pessoas”, destaca.