Notícias
Postado em 20 de novembro de 2018 as 17:24:29
Aconteceu nesta terça-feira (20), no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (CEMAE), o 1º Fórum de Capacitação dos Profissionais nos Cuidados aos Pacientes Ostomizados de Vitória da Conquista. O evento foi promovido pela Associação de Ostomizados de Vitória da Conquista, numa parceria com o Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (CEMERF) e com a Secretaria Municipal de Saúde.
O Fórum aconteceu durante todo o dia e teve como objetivo capacitar os profissionais de saúde do município e de outras 18 cidades pactuadas. Além disso, a atividade serviu para lembrar o Dia Nacional do Ostomizado (16 de novembro). Médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde envolvidos na assistência à saúde e social, bem como aos estudantes de medicina, enfermagem e pacientes ostomizados, prestigiaram o evento.
Na mesa de abertura, estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, José Raimundo Fernandes (Juka); o presidente da Associação de Ostomizados, Jailton Souza; a enfermeira do serviço municipal de ostomia, Isadora Ferreira Araújo; e a médica Dra. Cinara Dourado Pereira Correia Santos. No discurso de abertura, o presidente da Associação de Ostomizados destacou a importância do evento: “uma das finalidades do fórum é chamar a atenção para muitos relatos de ostomizados sobre a falta de informações sobre o procedimento para eles e para seus familiares”. Ele também chamou atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e o que é preciso ser feito para melhorar estas condições.
O Secretário de Saúde elogiou o trabalho da Associação de Ostomizados, enfatizando a importância dela para a saúde da região. Juka Fernandes também destacou a relevância do evento e o papel da secretaria: “esta também é uma preocupação da Secretaria de Saúde que tem dedicado esforços cada vez mais para melhorar a qualidade dos seus serviços. Mais ainda quando encontramos pessoas com essa dedicação especial e que cuidam dos seus cuidadores”.
A enfermeira do serviço, Isadora Ferreira Araújo, que realizou uma explanação sobre o assunto, lembrou que o Serviço de Ostomia chegou ao CEMERF no ano passado. Ela aproveitou o evento para anunciar novidades na área: “nessa perspectiva nós estamos, a partir deste ano, começando a reforma no nosso setor para que possamos realizar os atendimentos, as trocas, tudo direitinho de acordo com as normas que são preconizadas”.
O Fórum contou, ainda, com uma palestra sobre “Cirurgia de Ostomia”, ministrada pela médica Dra. Cinara Dourado Pereira Correia Santos. Ela elogiou a iniciativa da realização do evento e comentou: “acredito que este seja o primeiro fórum sobre esse tema que acontece aqui. A gente tem números importantes na área e é preciso saber cuidar desses pacientes, é preciso dar essa assistência adequada”.
A outra palestra do evento ficou por conta da enfermeira e estomoterapeuta, Elaine Pedrosa, com o tema “Desmistificando cuidados com os Pacientes Ostomizados”. Ela ressaltou os significados da ostomia para os pacientes, já que este tipo de situação geralmente significa mudanças de vida muito significativas e deu ênfase à abordagem e avaliação individualizada. “Nós podemos atender vinte pacientes com a colostomia, mas cada um vai se comportar de maneira diferente. Por isso eu tenho que entender caso a caso”, comentou.
Quem são os pacientes ostomizados? – Uma pessoa ostomizada é quem precisou de alguma intervenção cirúrgica para receber uma via alternativa de comunicação com o meio exterior para a eliminação de fezes ou urina, bem como para auxiliar a respiração a alimentação. Essa abertura chama-se estoma.