O trabalho de recolhimento de resíduos sólidos e objetos inservíveis em vias de Vitória da Conquista é contínuo e faz parte do trabalho regular da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), que segue semanalmente um cronograma nos quatro cantos da cidade. Nesta quarta-feira (29), uma equipe de oito servidores municipais, três caçambas e uma pá carregadeira, se dedicou à limpeza e ao recolhimento de resíduos em praças, canteiros e áreas verdes, no bairro Vila América – na altura da horta comunitária e nas proximidades do Anel Rodoviário. Posteriormente, será realizado o serviço de roçagem.

Para a moradora da Rua José de Sá Martins, dona Francisca Neta, de 70 anos, trata-se de um trabalho fundamental para os moradores da região, que buscam cuidar da praça próxima à sua casa. “A gente daqui sempre tenta manter nossa pracinha bem organizada e asseada, e também vem o carro da Prefeitura para limpar. Mas aí vem pessoas de outras ruas, que não têm consciência, e jogam lixo bem lá no meio”, disse dona Francisca. “O carro do lixo passa aqui na rua todos os dias, mas as pessoas não esperam, não se organizam para esperar por ele”, complementou a moradora, que está há mais de 20 anos no Vila América.

Cuidado, saúde e bem-estar – Além dos serviços de recolhimento de resíduos sólidos, roçagem, capinagem e outros, a Sesep também realiza a Operação Cata-Bagulho que visita bairros urbanos e distritos rurais para coletar materiais volumosos e inservíveis que, pela dificuldade de manuseio, necessitam de apoio para serem adequadamente descartados. Além do caminhão, a iniciativa é acompanhada por técnicos ambientais, ligados à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), que fazem um trabalho de educação e conscientização junto aos moradores de cada área atendida.

Luís Paulo

Essas iniciativas visam manter a qualidade de vida da população, bem como contribuir para a manutenção da saúde e o distanciamento de doenças, a exemplo da febre amarela, dengue, zika e chikungunya, além de diminuir as chances de provocar enchentes e alagamentos em períodos chuvosos. Por essa razão, a Prefeitura alerta a população sobre perigos do descarte de materiais volumosos em locais públicos e áreas ambientais.

“Essa ação é essencial para manter a cidade limpa e preservar o bem-estar dos moradores. A população é convidada a colaborar, descartando corretamente o lixo e evitando o acúmulo de resíduos nas vias públicas, praças, canteiros ou áreas verdes. Juntos, podemos tornar Vitória da Conquista um lugar ainda mais bonito e agradável de se viver”, ressaltou o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, que acompanhou a realização do serviço.