Na manhã de sábado, 15, a filha de Glauber Rocha, Paloma Rocha, visitou as obras do Complexo Cultural que recebeu o mesmo nome de seu pai e está sendo construído em Vitória da Conquista pela Prefeitura Municipal. O equipamento formado pelo Centro Educacional Audiovisual e pelo novo Mercado de Artesanato representa um investimento de mais de R$ 7 milhões de recursos próprios do Município. O equipamento conta com uma área total de 24.771,56 m², sendo 4.376,58 m² de área construída.

Paloma Rocha

Acompanhada pelo secretário municipal de Cultura, Gildelson Felício, pelo cineasta, Joel Pizzini, e pelo curador da Mostra Cinema Conquista, João Sampaio, Paloma Rocha visitou todas as dependências da obra e ficou impressionada com a dimensão do Complexo Cultural. “Achei o espaço maravilhoso. Fiquei, mais uma vez, contente em saber que um espaço cultural como esse de investigação, criação e visitação será entregue à população. Com certeza, esse equipamento vai poder abrigar o Memorial Glauber Rocha e, se possível, os terminais de pesquisa para acesso à obra do meu pai”, comemorou Paloma.

O Complexo Glauber Rocha será composto de salas de exposição e cinema, com planetário, área administrativa, 240 boxes, sanitários de apoio e para o público, duas praças culturais com cantinas, camarins, área para montagem de palco/eventos, quiosques, guarita de controle, posto policial e área pavimentada para público, estacionamento amplo, além de áreas ajardinadas.

Segundo o secretário de Cultura, Gildelson Felício, “essa é uma das mais importantes iniciativas do Governo Municipal e faz referência ao nome Glauber Rocha, um dos maiores filhos de Conquista no âmbito da cultura. Essa visita foi muito especial porque é um privilégio dividir esses momentos de crescimento e realizações do Governo Municipal com a filha do cineasta e saber que esse equipamento será um grande legado para as futuras gerações”, afirmou.