O Festival Avuador chega a Vitória da Conquista nos dias 13 e 14 de dezembro com uma programação musical de alta qualidade e mesas-redondas. Serão oito shows, apresentação de DJs e debates sobre o cenário musical contemporâneo. Após duas edições no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, o evento cresceu e passa a ocupar a Praça Barão do Rio Branco, integrando o Natal da Cidade.

O festival é totalmente gratuito e traz grandes nomes da nova música brasileira. No primeiro dia, se apresentam Curumin e Baiana System. Já no segundo, quem sobe ao palco são Karina Buhr e Siba. Os artistas regionais também têm espaço garantido. Na quinta-feira, o festival recebe Paulo Macedo e a banda Cinco Contra Um e na sexta, Paulo Gabiru e Distintivo Blue.

Durante os dois dias, o Coletivo O Rebucetê fica encarregado da programação alternativa e promete não deixar o som parar de rolar nos intervalos das atrações. Na Travessa Zulmiro Nunes, ao lado da Praça Barão do Rio Branco, o coletivo apresenta um setlist, que mistura pop, rock e eletrobrega.

O Avuador abre espaço também para discussões sobre música. No dia 13, o assunto é “Plataformas Permanentes Para Circulação Artística”. No dia 14, por sua vez, o tema é “Comunicação, Redes de Identidade e Produção de Novos Conteúdos”. Os encontros acontecem no Viela Sebo Café, às 17 horas.

O Festival Avuador faz parte de um circuito de festivais promovidos pela Rede Motiva na Bahia, composto por outros três grandes eventos. São eles: Festival Umbuzada Sonora, realizado em Juazeiro, Stereo Sul, em Itacaré/Ilhéus, e o Festival Lado BA, em Salvador.

O evento é uma realização da Maquinário Produções, responsável pelo eixo de circulação da Rede Motiva – patrocinado pela Vivo, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (FazCultura), integra o Conexão Vivo e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.