No Natal da Cidade há espaço garantido para o comércio popular. A Feira de Economia Solidária, que conta com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, é realizada nos três espaços do evento: Praça Barão do Rio Branco, Tancredo Neves e 9 de Novembro.

A iniciativa, que segue até o dia 30, fomenta o trabalho desenvolvido por grupos e associações locais. Cerca de 120 empreendedores são beneficiados com esse projeto. Um deles é a artesã Lala Sampaio, que trabalha com gesso há cinco anos.

A integrante da Associação de Economia Popular Solidária (AEPS) está pela primeira vez na Feira de Economia Solidária e expõe peças em gesso com uma técnica diferenciada: mais leve e mais resistente. Os trabalhos exibidos na Praça 9 de Novembro foram feitos em uma oficina com os internos do Projeto Cristo Liberta. “As pessoas que passam estão gostando”, gabou-se a artesã. Lala diz ainda que vai continuar expondo sua arte nas feiras, “porque além de ser um trabalho bonito é um meio de providenciar uma renda”.

A visitante Elis Márcia elogia a ação.

A professora Elis Márcia Pimentel veio de Itambé fazer compras em Conquista e fez questão de adquirir um arranjo na Feira. “Maravilhoso o que é exposto aqui. Eu trabalho com artesanato reciclado e a gente vê a qualidade do material, a diversidade e a criatividade. Conquista está de parabéns por incentivar os artesãos”, comentou a visitante.

Para a cozinheira Rosane Silva, a Feira é uma boa alternativa. “É interessante porque ajuda as pessoas a escolherem presentes diferentes e está muito bonito”.