Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 26 de dezembro de 2012 as 15:09:05 e atualizado em 27 de dezembro de 2012 as 17:10:20
Os ternos de reis trouxeram um colorido especial à noite desta terça-feira, 25. Os dezoito grupos que participaram da programação do Natal da Cidade voltaram ao palco principal montado na Praça Barão do Rio Branco. Juntos, os grupos manifestaram a alegria de relembrar o nascimento de Jesus.
Emocionados por mostrar a beleza da cultura popular para o grande público, os reiseiros falaram sobre a importância da iniciativa da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista em incluir os ternos de reis na programação oficial do Natal. “É um privilégio ter vindo participar, porque ficamos reconhecidas. A Prefeitura tem dado o maior apoio, a maior força, e a gente não pode deixar morrer a tradição”, ressaltou Anita Aguiar, do Terno das Rosas, de José Gonçalves.
A satisfação é compartilhada pelo reiseiro Wilson Gonçalves. “A prefeitura faz roupa bonita, traz a gente para a praça e as pessoas aqui podem conhecer todos os ternos de reis, até mesmo os da zona rural”.
A platéia também apreciou o encontro. A doméstica Alice Joaquina disse que “apresentações como essas são muito boas, pois movimentam as pessoas que saem de casa e vão se divertir”. Para o armador, Senir Brito, era um dos momentos mais esperados da programação. “Queria muito ver os ternos de reis e hoje deu tudo certo, consegui chegar aqui. Está muito bonito”, disse.
Teatro ao ar livre – O nascimento de Jesus também foi tema do Auto de Natal Presépio Vivo apresentado pelo Grupo Teatral Raízes. Os atores da peça demonstraram alegria em encenar a história do Natal no dia 25 de dezembro. “Eu tenho certeza que o público recebe essa apresentação de modo muito emocionado. O Auto de Natal dentro da programação criada pela Prefeitura é muito importante e já se tornou tradição nesta época”, destacou a atriz Neide Assunção.
Para o ator Armando Brito, que há 11 anos interpreta José na peça: “é preciso lembra que o Natal não é somente presentes e Papai Noel, mas o tempo em que devemos lembrar o nascimento de Jesus”. Ele também destacou o apoio da Administração Municipal: “essa iniciativa é muito importante para dar apoio ao teatro, inclusive ao nosso, que é amador”.