Desenvolvimento Rural
Postado em 14 de abril de 2023 as 16:38:10
Na região do distrito de Bate-Pé, a cerca de 30 quilômetros da sede, a Prefeitura de Vitória da Conquista mantém a fazenda experimental de Pedra Mole destinada, prioritariamente, ao cultivo do umbu gigante. Criada em 2007, numa parceria entre a Prefeitura e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a fazenda, administrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) possui, ao longo de 10 hectares, 800 pés de umbu.
Dos 33 tipos diferentes cultivados na fazenda, 25 são de espécies gigantes, que possuem peso de quatro a cinco vezes acima dos frutos convencionais e que, por esse motivo, podem ser comercializados, por quem o produz, a R$ 1,00 o fruto. Segundo a SMDR, o projeto de produção de umbu gigante na fazenda experimental em Vitória da Conquista é pioneiro no Brasil.
Somado ao plantio, a SMDR também desenvolve na fazenda outras estratégias destinadas para a preservação da espécie, a exemplo de um viveiro de mudas para distribuição, principalmente desse tipo de umbu, a pequenos e médios agricultores do município e técnicas de enxertia.
Dia de Campo
Por ser essa referência na produção de umbu gigante, a fazenda experimental de Pedra Mole se consolida também como um campo de aprendizagem prática, como a que acontece na terça-feira (18). Das 9h às 13h, os participantes do evento terão um dia de campo na fazenda para conhecer os aspectos práticos para a implantação de pomares, com palestras dos engenheiros agrônomos da SMDR, Ueslei Oliveira, Sálvio Gusmão, Nilma Dias e Dilermano Moraes, que falarão sobre produção de mudas, enxertia, plantio e podas.
“A fazenda experimental é o maior banco de germoplasma de umbu gigante do Brasil e já vem recebendo a visita de vários municípios da Bahia, a exemplo de Poções e Santa Inês e de municípios de outros estados, como Lagarto, em Sergipe. Na próxima terça, iremos receber produtores, estudantes e pesquisadores de diversos estados do Nordeste e também do norte de Minas para mostrar na prática o sistema de manejo e cultivo do umbu gigante, fortalecendo essa cultura”, informa o secretário municipal der Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Sousa.
O dia de campo na Fazenda Experimental Pedra Mole faz parte da programação do evento regional “Umbu gigante e suas potencialidades”, realizado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com o apoio da Prefeitura, que será aberto na segunda-feira (17), no auditório da Uesb.