Ações da Prefeitura se destacam na infraestrutura da exposição

Prefeitura estará presente com um estande de serviços para o público

A 47ª edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista (ExpoConquista) será oficialmente aberta nesta sexta-feira, 15. No entanto, a preparação da infraestrutura necessária para o evento começou bem antes. E parte desse trabalho esteve a cargo da Prefeitura Municipal, que atua como parceira da Cooperativa Mista Agropecuária de Vitória da Conquista (Coopmac).

Em fevereiro, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio da Coordenação de Limpeza Pública, mobilizou cerca de 20 funcionários para o trabalho de limpeza de toda a área interna do Parque de Exposições Teopompo de Almeida, que sediará o evento. As máquinas da Prefeitura começaram a operar em seguida. Já no início de março, o grupo de funcionários foi ampliado para 50. Desta vez, a limpeza se estendeu às vias públicas localizadas nas imediações do Parque.

“A exposição é um evento com repercussão regional e até nacional”, observa o secretário municipal de Serviços Públicos, Élvio Nunes. “A Prefeitura normalmente faz parte dessa parceria com a Coopmac para poder oferecer melhores condições para que as pessoas possam participar”, salientou. Posteriormente, entrou em ação a Coordenação Municipal de Iluminação Pública e Serviços Básicos, que providenciou a iluminação da área frontal do Parque de Exposições. Foram instaladas ali cinco estruturas circulares, cada uma com dez lâmpadas.

Feira de Economia Solidária reunirá 74 estandes

Por meio da Gerência Municipal de Posturas, a Prefeitura organizou a distribuição dos estacionamentos e espaços comerciais, entre eles os que serão utilizados pelos 250 empreendedores ligados aos grupos de Economia Solidária de Vitória da Conquista. Ao longo dos dez dias da ExpoConquista, eles deverão expor seus produtos nos 74 estandes que compõem a já tradicional Feira de Economia Solidária.

Este ano, há uma novidade para os empreendedores solidários: uma das entradas da ExpoConquista estará localizada no mesmo espaço onde a Feira será realizada. Isso facilitará o fluxo de visitantes e, consequentemente, a visibilidade dos produtos comercializados ali.

Prevenção de riscos – No que diz respeito à segurança das instalações, a Prefeitura atuou por meio da equipe da Vigilância Sanitária. Inicialmente, entre os dias 13 e 15, trabalhando como membro da comissão de Fiscalização Preventiva e Integrada (FPI). Nessa etapa, anterior ao início da ExpoConquista, a Vigilância Sanitária atua ao lado do Corpo de Bombeiros e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), responsabilizando-se por fiscalizar as instalações sanitárias do evento. Ao fim desse trabalho inicial, a comissão emite um documento com as avaliações finais.

Durante as noites da exposição, o trabalho da Vigilância Sanitária continua. Desta vez, a fiscalização se volta para as condições higiênicas dos estabelecimentos que comercializam alimentos. “É um trabalho de grande importância. E a finalidade é prevenir prováveis riscos à saúde das pessoas que frequentam o espaço”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária, Elucimar Braga.