Desde a última segunda-feira, 11, os estudantes da rede municipal das zonas urbana e rural estão sendo avaliados nas unidades de ensino por meio de três instrumentos importantes. São eles: Prova Brasil, Provinha Brasil e Avalie Alfa.

A Prova Brasil é destinada aos estudantes do 5º e 9º ano e exige conhecimentos em Língua Portuguesa, com foco em leitura, e em Matemática, com foco na resolução de problemas. Em 2013, o exame passa a medir o desempenho das turmas de 9° ano em Ciências Naturais e Humanas. A Provinha Brasil, aplicada aos estudantes do 3º ano, é uma avaliação diagnóstica que mede o nível de alfabetização; já a Avalie Alfa, que faz parte do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), tem a finalidade de acompanhar, identificar e avaliar o rendimento dos estudantes do 2º ano nas áreas de Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) e Matemática.

Ricardo Marques, secretário de Educação

De acordo com o secretário de Educação, Ricardo Marques, trata-se de um momento muito importante para a rede municipal de ensino. “Toda a equipe da Secretaria de Educação, em parceria com a comunidade escolar, se empenhou na preparação dos alunos, para que todo o processo de aplicação das provas fluísse da melhor maneira possível. Realizamos diversos simulados, “aulões”, discussões, para ampliar o conhecimento dos alunos, familiarizá-los com o modelo das provas, além de mostrar a importância da avaliação. Essa é uma verdadeira oportunidade para mostrarmos o potencial da rede”, afirmou.

Sidney Soares, diretor do Centro Municipal de Educação Prof.Paulo Freire

No Centro de Educação Municipal Prof. Paulo Freire (Caic), 13 turmas foram escaladas para a realização das provas, sendo 6 para Prova Brasil e 7 para Provinha Brasil. “A nossa coordenação pedagógica e os professores estavam trabalhando há um tempo já com os alunos, de forma a prepará-los para as avaliações. Tivemos várias reuniões, todos os professores foram mobilizados, e os alunos se esforçaram bastante, esperamos que sejam bem avaliados”, disse o diretor do Caic, Sidney Soares.