Vitória da Conquista foi um dos municípios brasileiros selecionados pelos ministérios da Cultura e da Educação para participar do Programa Mais Cultura nas Escolas, que contemplou, nesta primeira edição, 5 mil escolas.Em Vitória da Conquista, foram escolhidas 13 escolas municipais e uma estadual.

O programa tem como objetivo incentivar o diálogo entre as linguagens artísticas e a diversidade cultural do país. As instituições escolhidas receberão recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (PDDE/FNDE), que variam de R$ 20 mil a R$ 22 mil. O valor dos recursos é definido de acordo com o número de estudantes matriculados.

Ricardo Marques

As atividades, que podem acontecer dentro ou fora das escolas, durante o ano letivo, por no mínimo 6 meses, estão divididas em nove eixos temáticos, entre eles Criação, Circulação e Difusão da Produção Artística; Cultura Afro-brasileira; Tradição Oral; Educação Museal e Culturas Indígenas.

Para o secretário municipal de Educação, Ricardo Marques, a participação de escolas municipais de Vitória da Conquista neste projeto é bastante positiva. “Por meio das atividades realizadas em cada escola poderemos perceber a valorização da cultura, o que proporcionará o enriquecimento do currículo e das possibilidades dos alunos, já que eles terão mais acesso a cultura e a arte”, destacou o secretário.

Confira a lista das escolas selecionadas em Vitória da Conquista:

Escola Municipal Batista Peniel
Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa
Escola Municipal Euclides Dantas
Escola Municipal Frei Serafim do Amparo
Escola Municipal José Mozart Tanajura
Escola Municipal José Rodrigues do Prado
Escola Municipal Maria Santana
Escola Municipal Professora Ana Gomes Santiago
Escola Municipal Professora Helena Cristalia Ferreira
Escola Municipal Professora Ita David de Castro
Escola Municipal Professora Maria da Conceicão Meira Barros
Escola Municipal Professora Marlene Flores
Escola Municipal Rui Barbosa

O Instituto de Educação Euclides Dantas, que pertence a Rede Estadual de Ensino, também foi selecionado.