A proposta da visita é avaliar a implantação de novas residências médicas no município

Vitória da Conquista é referência em todo o estado da Bahia por contribuir significativamente na formação de profissionais da área de saúde. Isso ocorre por meio das residências médicas municipais em Pediatria, Obstetrícia e Anestesiologia.Por ser destaque em todo estado na oferta desse serviço, uma equipe formada por professores do Ministério da Educação (MEC) realizou nessa terça-feira, 12, uma visita técnica para avaliar a possibilidade de ampliar a oferta de novas residências médicas no município.

A equipe visitou o Hospital Esaú Matos, dirigido pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC). A unidade é referência tanto no atendimento pediátrico, no neonatal e na gestação de alto risco quanto na especialização dos profissionais de saúde. Outro ponto de destaque foi a visita ao Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adolescente (Caps IA) e o encontro com os nove médicos residentes que têm encontrado no município o espaço ideal para colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

A visita técnica dos representantes do MEC é um dos primeiros passos, junto com a elaboração de um relatório, para a avaliação da possibilidade de implantação em Vitória da Conquista de residências médicas em Neonatologia e Psiquiatria. Caso seja aprovada, os profissionais de saúde do município terão novas oportunidades na oferta de especialização médica na área de pediatria e saúde mental.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo, a ampliação das residências acarretará em importantes benefícios para o município, sobretudo, por contribuir para a ampliação da Rede de Saúde Mental. A gestora destacou ainda o balanço da avaliação técnica. “Foi uma visita muito positiva, pois os professores do MEC saíram muito satisfeitos com o trabalho que vem sendo feito pelo Governo Municipal”, declarou.