No final da tarde desta segunda-feira (30), a Casa Memorial Régis Pacheco recebeu a cerimônia de entronização do quadro da prefeita Sheila Lemos, referente ao mandato ocorrido entre 2021 e 2024, que passa a integrar a galeria de ex-gestores do município.

Estiveram presentes na cerimônia a prefeita Sheila Lemos, o vice, Aloisio Alan, o secretário da Casa Civil, Ivanildo da Silva, juntamente com demais secretários e membros do governo. Também compareceram os vereadores Ivan Cordeiro, Márcio de Vivi, Paulinho Oliveira e Luís Carlos Dudé.

A presença especial ficou por conta dos familiares de Sheila Lemos, nas figuras de Irma Lemos, mãe e ex-vice-prefeita da cidade, além do esposo da gestora e de uma das filhas, acompanhada do marido.

Atual chefe do Poder Executivo Municipal, e primeira mulher a ser eleita para o cargo, a prefeita Sheila Lemos expressou a honra em participar do momento histórico, para ela e para toda a cidade de Vitória da Conquista.

“É um dia histórico, uma mulher, primeira prefeita de Vitória da Conquista, sendo retratada por outra mulher. A artista Pamela, com muita sensibilidade, fez essa linda obra que agora faz parte do memorial da Casa do Régis Pacheco, aqui na sala onde estão entronizados quadros de todos os ex-gestores deste município. Homens que fizeram a história dessa cidade, construíram essa cidade, e que agora passa por também a foto da primeira mulher prefeita de Vitória da Conquista, e isso me honra muito”, afirmou Sheila Lemos.

A cerimônia aconteceu perto de outra data especial, já que a prefeita fez aniversário no último dia 29. Sheila Lemos fez questão de ressaltar o quadro expressivo de secretárias mulheres e demais servidoras na Administração Municipal. “O trabalho é sempre em conjunto, com os vereadores, os quase 10 mil servidores públicos, as associações, conselhos, a população no geral. Buscamos fazer a cidade crescer e se desenvolver sem perder o cuidado com as pessoas, com o meio ambiente, com aqueles que têm menos oportunidades. Crescer com justiça social não é fácil, mas é por isso que trabalhamos todos os dias”, completou a prefeita.

Vice-prefeito, Aloisio Alan afirmou que a entronização é um registro do trabalho e da história da prefeita em Conquista. “A convivência diária aumenta a admiração que tenho por Sheila. Que ela siga tendo saúde e sabedoria para guiar a nossa cidade”.

A galeria de ex-gestores inclui imagens das pessoas que ocuparam a chefia do Poder Executivo no município. A lista abrange a fase dos intendentes municipais, que vigorou durante a República Velha (1889-1930), e avança pela era dos prefeitos, iniciada com a Revolução de 1930 e perdurando até os dias atuais.

Outro marco histórico nesta ocasião é que pela primeira vez, o quadro foi pintado por uma mulher: a artista plástica e tatuadora Pamela Dantas. Natural de Vitória da Conquista e graduada em psicologia, Pamela é uma artista autodidata cuja trajetória é marcada por uma pesquisa prática contínua em múltiplas linguagens visuais. A artista trabalha com técnicas diversas, como pintura a óleo, aquarela, acrílica e giz pastel oleoso.

Além da produção artística, Pâmela trabalha com curadoria, expografia e montagem de exposições, integrando diferentes saberes e experiências no campo das artes visuais. A artista não escondeu a satisfação de ver a representatividade feminina na gestão pública e nas artes.

“Pra mim é uma honra e uma alegria ter uma obra na Casa Régis Pacheco. É um espaço que eu tenho muito carinho, já fiz alguns trabalhos aqui como curadoria, montagem de exposições, já trouxe trabalho de outros artistas pra cá, e não imaginava que um dia teria uma obra minha na galeria dos gestores. É muito simbólico o fato de ser uma mulher pintando a primeira gestora do município”.

Pâmela contou como se deu o processo de produção do quadro, desde o convite, inicialmente feito ao pai dela, o também artista plástico Marcos Oliveira. “Quando surgiu o convite, o meu pai gentilmente falou que faria questão de que eu fizesse esse projeto. Eu já trabalho com artes plásticas há 10 anos, mas tenho um trabalho mais guardadinho, não apareço muito. São movimentos que a vida faz, que nos levam a lugares que não imaginamos. A gente vai embora e esses trabalhos ficam, a história registra. Estou muito muito contente e emocionada”, finalizou a artista.

Prefeita Sheila Lemos

Nascida em Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade é mãe de Ana Clara e Karol. Primeira mulher eleita como prefeita de Vitória da Conquista, é filha de José Andrade e Irma Lemos, ex-vice-prefeita da cidade.

Cristã, empresária, formada em Administração e pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing em varejo, Sheila é apaixonada pela Jóia do Sertão Baiano. Começou a trabalhar no comércio local e, ao longo de sua trajetória, atuou como atendente do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e assessora parlamentar na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.

Em 2015, foi eleita vice-presidente da Câmara Dirigente dos Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista. Em 2017, reelegeu-se presidente da CDL, sendo a segunda mulher a presidir a instituição.

No ano de 2020, foi escolhida pelo voto da população de Vitória da Conquista para trabalhar ao lado do prefeito reeleito Herzem Gusmão, como sua vice. Com o afastamento dele para tratamento de saúde, Sheila Lemos assumiu interinamente o cargo de prefeita no dia 1° de janeiro.

Após o lamentável falecimento de Herzem, tomou posse definitiva no dia 22 de março de 2021, tornando-se a primeira Mulher Prefeita de Vitória da Conquista, com a missão de cuidar das pessoas da cidade.

Em 2024, Sheila foi reeleita prefeita de Vitória da Conquista, em primeiro turno, com 116.448 votos, ou seja, 58,83% dos votos válidos.