Hoje, 19 de março, comemora-se o Dia do Artesão. Homens e mulheres habilidosos, criativos e originais que utilizam suas próprias mãos ou contam com o auxilio de ferramentas para dar vida aos mais diversos tipos de peças, produzidos com diferentes materiais.

Em Vitória da Conquista, esses artistas, que despertam a admiração de todos, contam com políticas públicas especiais, a maioria delas promovidas pela Coordenação Municipal da Economia Solidária. Ligada à Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, a coordenação apoia a organização de empreendimentos coletivos do segmento e proporciona oportunidades de comercialização dos produtos dos grupos solidários.

O artesanato local é cada vez mais difundido nas feiras que acontecem em diversos espaços ao longo do ano. Além disso, são promovidas a formação e a qualificação de novas pessoas interessadas em fazer parte do movimento solidário, por meio do projeto Escola de Artesanato. Desde que foi criado, em 2010, os cursos já atenderam cerca de mil pessoas, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Para o coordenador municipal de Economia Solidária, Geovane Viana, “a iniciativa oferece uma oportunidade para as pessoas que desejam melhorar a condição de vida de suas famílias, pois possibilita a ampliação da renda por meio da comercialização dos produtos fabricados durante e posteriormente ao curso”.

Graças ao apoio da Prefeitura Municipal esses artesãos estão organizados em vários grupos, o que contribui para o fortalecimento da categoria.

Feira de Economia Solidária da Expoconquista 2013 – Até o próximo domingo, 24, os visitantes da Expoconquista 2013 podem conhecer e adquirir itens produzidos pelos 250 artesãos participantes da Feira de Economia Solidária. Distribuídos em 40 estandes, esses empreendedores expõem e comercializam diversos tipos de artesanato, além de gêneros alimentícios.
Segundo o coordenador municipal da Economia Solidária, Geovane Viana, essa e outras ações do programa são frutos de investimentos consistentes por parte da Administração Municipal. “O atual Governo tem como visão priorizar ações relacionadas aos empreendedores artesãos”, completou.