Educação
Postado em 12 de outubro de 2019 as 14:02:57

Produção dos alunos da turma de 2 anos, no CMEI Frei Graciano
As duas últimas semanas foram de muita aprendizagem, alegria e diversão em escolas e creches municipais. Toda a comunidade escolar se mobilizou para proporcionar momentos especiais para os alunos da rede.
No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Frei Graciano do Santo Elpídio, no bairro Nossa Senhora Aparecida, o ponto alto da Semana da Criança foi uma exposição de artes, que retratou a visão infantil nas telas de Van Gogh, Gustavo Rosa, Joan Miró e Silvio Jessé.
“Foi uma atividade empolgante para eles. Meu filho chegou em casa, falou um artista e pediu pra gente pesquisar juntos. Ou seja, eles aprendem aqui e compartilham. Eu super apoio esse projeto”, comentou a mãe do pequeno Bernardo Emanuel, da turma de 4 anos, Eline Freires.

Mãe de Bernardo comemora realização do projeto
Incentivo à leitura – Já quem passou pela Escola Municipal Irmã Barbosa, pôde conferir princesas, boneca de pano falante e outros personagens no encerramento do projeto “Viajando pelo Mundo da Literatura”, desenvolvido com os 269 alunos da escola.
Em sala de aula, foram trabalhadas cinco obras: “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga; “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos; a versão de Charles Perrault de “Chapeuzinho Vermelho”; a fábula “A Cigarra e a Formiga”, de Jean de La Fontaine; e a “Revolta das Princesas”, de Céline Lamour.

Alunos representaram a fábula “A Cigarra e a Formiga”, em atividade na Irmã Barbosa
“Fazer com que as crianças e adolescentes tomem gosto pela leitura é um desafio dos educadores. É fazer com que ler se torne um hábito. E, para isso, não basta apenas disponibilizar acervo literário nas escolas, é preciso envolver crianças e educadores, num mundo de encanto e fantasia”, comentou a coordenadora pedagógica da Rede, Tânia Novais.
Consciência ambiental – No Jurema, a Escola Municipal Pedro Francisco de Moraes movimentou as ruas do bairro com a décima primeira edição do Desfile da Primavera. A atividade reuniu mais de 300 alunos, da Educação Infantil ao 5º ano, em alas temáticas, e alertou para a importância da preservação do meio ambiente, além de expor os projetos trabalhados em sala de aula ao longo do ano.
Atentos e participativos, os pais elogiaram a ação da escola. Orgulhosa, a dona de casa Dulcinéia Santos, mãe da pequena Márcia, fez questão de acompanhar o desfile. “É o segundo filho meu que estuda aqui e eu sempre acompanho. Acho uma maravilha eles levarem para a rua tudo o que aprenderam na escola. A educação aqui é muito boa”, reforçou Dulcinéia.

Dulcinéia elogiou iniciativa da escola
Resolvendo os conflitos – E, na Escola Municipal Juiz Dr. Antônio Hélder Thomaz, o tema abordado foi “Escola e Família Unidas contra o Bullying”. Cerca de 130 pais e responsáveis participaram da atividade, que contou com apresentações artísticas, distribuição de brindes. “Nossos objetivos foram capacitar e conscientizar pais e funcionários para lidarem melhor com o bullying no âmbito escolar, uma vez que é necessário agir de forma eficiente para diminuir esse tipo de violência”, pontuou a vice-diretora da escola, Oney Badaró.

Secretário de Educação prestigiou atividade no Jurema