Sábado, 26 de abril, foi dia de dezenas de cidadãos serem vacinados contra a gripe, em Vitória da Conquista. Na sede do município, a Prefeitura disponibilizou para a população equipes de vacinação em 24 unidades de saúde e 15 pontos estratégicos, além de duas equipes volantes. O atendimento ocorreu das 8h às 17h.

Jéssica Rocha

Idosos, pessoas com doenças crônicas, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos foram beneficiados com a ação. “Esta vacina é muito importante para evitar a gripe e suas complicações”, ressaltou Jéssica Rocha, que levou o filho de 1 ano e dois meses para ser vacinado na Unidade de Saúde da Família das Pedrinhas.

Carmelita Silva

Dona Carmelita Silva de Jesus, 63, moradora do Alto Maron também fez questão de receber a imunização. “Esta é a segunda vez que recebo a vacina contra a gripe. Antes tinha fortes gripes; agora, quando vem, é bem fraquinha”, explicou Carmelita, atendida na Policlínica de Saúde do Panorama.

Ana Kátia Vieira

A técnica de Laboratório, Ana Kátia Vieira, também avaliou positivamente a iniciativa. “Nós, profissionais da saúde, estamos em contato direto com os pacientes e, por isso, estamos expostos ao vírus. Assim, a vacina é fundamental para nossa proteção”, explicou.

Quem ainda não recebeu a vacina contra a gripe tem até o dia 9 de maio para procurar uma das 40 salas de imunização das zonas rural e urbana. “A nossa meta é vacinar 80% do público-alvo, o que corresponde a pouco mais de 57 mil pessoas, até o fim da campanha”, informou a coordenadora municipal de Imunização, Elba Sampaio.