Não acontece apenas em Vitória da Conquista! O descarte de resíduos sólidos a céu aberto é um problema de toda cidade brasileira. Restos de construção, podas de árvores, pneus, móveis velhos, lixo doméstico e até mesmo animais mortos são depositados em terrenos, praças ou no meio da rua.

“Essa é uma situação que enfrentamos e que a população reclama, mas a própria comunidade pode colaborar denunciando esse tipo de problema”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa. “Nossa cidade é 100% contemplada com a coleta de lixo domiciliar, realizamos o projeto Cata-Bagulho e dispomos de pontos de coleta para o descarte de resíduos como entulhos gerados pela construção civil”, acrescenta.

De acordo com o secretário, é comum as denúncias realizadas por moradores, que relatam a criação de “pequenos lixões” em vários pontos da cidade. “Quando isso acontece, nossa equipe é deslocada para verificar e realizar o quanto antes a limpeza do local”, explica o secretário. Na última semana, por exemplo, a equipe da Coordenação de Limpeza Pública realizou a limpeza de um terreno com grande acúmulo de lixo no loteamento Miro Cairo.

A preocupação da Prefeitura, no entanto, não é apenas com a limpeza e a preservação da área, mas também com a saúde da comunidade. “Existe o risco de disseminação de doenças, pois os locais com acúmulo irregular de lixo servem de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças, como leptospirose, febre amarela, dengue, leishmaniose, entre outras”, afirma o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Luís Cláudio Moura.

Para denunciar o descarte irregular de lixo, o cidadão deve ligar para 3420-7008 ou 3420-7009. O Código Municipal de Polícia Administrativa prevê multa para quem for flagrado cometendo a irregularidade.

Operação Cata-Bagulho

Cata-Bagulho – Implantado em 2017, o programa Cata-Bagulho realiza a coleta de resíduos e materiais volumosos que não são descartados no lixo comum, como móveis e eletrodomésticos em desuso. O projeto tem trabalhado a conscientização ambiental dos moradores e minimizado as consequências do descarte irregular de resíduos, na maioria das vezes recicláveis.

Pontos de Coleta – A Prefeitura disponibiliza oito pontos para a entrega voluntária de resíduos, como restos de obra. Eles estão localizados nos bairros Zabelê (em frente ao Caic e na Vila Serrana), no Panorama (próximo da Escola Municipal Lícia Pedral), no Nossa Senhora Aparecida (às margens da BR-116), no Jurema (às margens da BR-116), no Santa Helena (fundos do antigo aeroporto), na Urbis 6 (próximo da BR-116) e no Inocoop 2 (próximo da sede comunitária).

Recicle! – Para minimizar os impactos ambientais do lixo, você pode realizar em sua casa a triagem dos resíduos recicláveis e entregar nos pontos da coleta seletiva do Recicla Conquista ou mesmo a projetos sociais e cooperativas da cidade que encaminham materiais como vidro, plástico, alumínio e papel para a serem reaproveitados.

O Recicla Conquista tem dois ecopontos, localizados no Aterro Sanitário e no bairro Jurema, próximo do Hospital Samur.

A cidade e o meio ambiente agradecem a sua colaboração!

Limpeza de canal de drenagem