Educação
Postado em 31 de julho de 2013 as 09:09:07
Olhinhos brilhando e muitas gargalhadas. Foi assim que começou a manhã desta terça-feira, 30, para alunos da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista. Cerca de 640 estudantes assistiram ao espetáculo “As Rimas de Catarina”, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
A professora do Ciclo I, 2º ano, da Escola Municipal José Mozart Tanajura, Marivane Vitorino, deixou clara a satisfação de ver as crianças diante de um processo que envolve conhecimento e diversão. “Uma oportunidade maravilhosa, porque nossos alunos nem sempre têm a chance de vir ao teatro. Estamos diante de uma forma lúdica de aprendizagem que só vem somar para o crescimento deles”, disse.
“A arte contribui para todo tipo de aprendizado da criança, seja na linguagem oral, na escrita, seja na visual. Além disso, ajuda no processo de socialização dentro e fora do ambiente escolar. O teatro é algo novo para muitos deles, tornando-se mais um tipo de texto para ser lido e apreciado”, afirmou a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Ita David de Castro, Juscilane Brito.
Para a coordenadora da Escola Municipal Maria Santana, Isa Azevedo, “esse é um momento ímpar na vida das crianças. O teatro é uma forma de leitura, de conhecimento, resgate de valores e beleza que deve ser apreciado por todos”.
A diretora da Escola Municipal Zulema Cotrim, Eleni Barbosa, destacou a importância de a educação e a cultura
caminharem juntas. “Elas se completam, uma não existe sem a outra. Essa oportunidade só vem a contribuir para o crescimento pessoal e crítico dos nossos alunos. É fundamental essa parceria entre educação e cultura, para que as crianças cresçam conscientes das diversas linguagens e apreciem todas as formas de cultura”.
Saiba mais – O espetáculo “As Rimas de Catarina” faz parte de um projeto da Fundação de Cultura do Estado da Bahia, que percorreu cinco cidades do interior: Juazeiro, Morro do Chapéu, Alagoinhas, Santo Amaro e, por último, Vitória da Conquista.
O texto da apresentação, dirigida por João Lima, foi escrito por Ilma Nascimento, a partir de uma livre adaptação da farsa medieval “O Pastelão e a Torta”. A montagem recebeu Prêmio Braskem de Teatro de melhor espetáculo infantojuvenil e tem como protagonista Catarina, uma meiga pasteleira que trabalha noite e dia.
O espetáculo segue até o dia 1º de agosto e será aberto ao público, às 16h. O ingresso para a sessão da quinta-feira será 1 Kg de alimento.