Desenvolvimento Social
Postado em 22 de setembro de 2017 as 18:15:10 e atualizado em 25 de setembro de 2017 as 10:03:13
Força e delicadeza são duas atitudes necessárias para a criação e confecção de artesanato em porcelana plástica, mais conhecido como biscuit. A força para sovar a massa e a delicadeza para criar as peças. Durante esse mês, essa ferramenta tem sido utilizadas pelo grupo de mulheres do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova Cidade que tem uma extensão na Praça CEUs.
A oficina de artes faz parte das atividades ofertadas para comunidade atendida pelo Cras e tem por objetivos estimular a criatividade e promover a convivência, reforçando a adesão e o compromisso dos usuários com o serviço por meio de acesso à arte, à cultura, ao esporte e ao lazer.
“Nós oferecemos atividades para várias faixas etárias, um público composto de crianças maiores de 3 anos até os idosos, e a oficina de artesanato além de trabalhar a criatividade também é uma opção para geração de renda, já que muitas mulheres são donas de casa e não possuem nenhuma renda”, informou Elíude Silva Bonfim, gerente do Cras.
A instrutora de artes, Sheyla Graciane Brandão, faz um planejamento em conjunto com o grupo. “Este mês a proposta foi o biscuit e no mês passado produzimos flores com material emborrachado. Elas sempre têm o cuidado de trazer o material que desenvolvem em casa para compartilhar entre elas. Isso é muito importante porque estimula a criatividade e também a convivência comunitária”, avalia Sheyla.
Lindaura Karolina de Jesus, 60, moradora do Panorama, participa do Cras há alguns anos. “Quando entrei aqui estava muito depressiva e depois do Cras e da oficina de arte não tenho mais. Quando eu falto eu fico triste, aqui a gente tem amigas, brinca, sorri. Sempre convido minhas amigas para virem”, contou Lindaura.
Olivam de Oliveira Souto, 73, moradora do Alto Maron, começou a participar do grupo no ano passado. Ela acredita que a atividade manual melhora sua saúde. “Melhora minha mão, minha cabeça, quando chego em casa continua trabalhando no que aprendi aqui. A oficina me ajuda demais”, destacou Olivam.
Os interessados em participarem das atividades podem procurar o Cras Nova Cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Bela Vista, nº 6, Panorama.